Rosa Weber atende a pedido da PGR e arquiva ação contra Ricardo Barros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber atendeu a solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou, nesta sexta-feira (17/6), o arquivamento da investigação preliminar aberta contra o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.
Barros foi citado durante a comissão parlamentar de inquérito por suspeita de beneficiar empresas de parceiros e em benefício próprio. O deputado estaria envolvido em irregularidades para compra da vacina Convidecia contra a Covid, sob acusação de advocacia administrativa, crime que ocorre quando um funcionário público utiliza o posto que ocupa para interesses privados.
???Não há, nos dados enviados pelo Legislativo, nenhum elemento indiciário de que Ricardo Barros tenha atuado em prol das empresas citadas???, argumentou a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, na semana passada.
???No caso concreto, uma vez que a Procuradoria-Geral da República afirma inexistir, no caderno investigativo, base empírica para o oferecimento de denúncia contra o parlamentar indiciado, há que se acolher o pedido de arquivamento formulado pelo Parquet [Ministério Público]???, destacou Rosa Weber em seu despacho.
Mais sobre o assunto Justiça PGR pede arquivamento de investigação sobre Ricardo Barros no STF Política Ricardo Barros vira réu após delação de esquema de propina no Paraná Política Câmara: Conselho de ??tica arquiva processo contra Ricardo Barros Brasil Em relatório da CPI da Covid, Ricardo Barros é citado mais vezes que Bolsonaro O pedido de arquivamento foi o primeiro feito pela PGR para investigações advindas da CPI da Covid. Dez frentes de apuração foram abertas depois dos indiciamentos propostos pela comissão.
Deputado se pronunciou Logo após a manifestação da PGR em seu favor, Ricardo Barros se pronunciou: ???Repito o que disse na época: o relatório da CPI da Covid não possui materialidade. Foi baseado em narrativas desmontadas uma a uma. Todos os depoentes ouvidos negaram a minha participação na negociação das vacinas. Meus sigilos e das minhas empresas foram quebrados e absolutamente nada foi encontrado???.
O parlamentar descreveu a atuação do grupo como ???ativismo político???.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Rosa Weber atende a pedido da PGR e arquiva ação contra Ricardo Barros apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada pede que PGR apure como Silvinei obteve passaporte falso

Luciene Cavalcante (PSOL-SP) pediu à PGR a abertura de um procedimento investigatório para esclarecer como o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques,...

Filipe integrou núcleo 2, que planejou minuta do golpe e assassinatos

Ex?assessor internacional de Bolsonaro integra núcleo 2 da denúncia sobre trama golpista O ex?assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, é...

Polícia baiana prende 190 lideranças do crime organizado em 2025, diz deputado

Entre janeiro e dezembro de 2025, a Polícia da Bahia prendeu 190 lideranças ligadas ao crime organizado. A divulgação, feita pelo deputado estadual...