Dia do Combate ao Câncer de Rim é celebrado em 21 de junho para alertar sobre a doença

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Rim é celebrado no dia 21 de junho com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade e importância do diagnóstico precoce da doença para melhores chances de cura e melhor qualidade de vida do paciente.  
 
Conhecido como o terceiro tipo de câncer mais frequente do aparelho geniturinário (órgãos genitais e urinários), o câncer de rim representa cerca de 3% dentre todos os tipos de tumores malignos em adultos no mundo e também um dos mais agressivos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes no Brasil. 
 
A maioria dos pacientes descobre o tumor por acaso, geralmente durante a realização de exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia, durante um check-up de rotina ou para investigar outras suspeitas. 
 
Cerca de 90% das vezes, o tumor é diagnosticado na fase inicial. Entretanto, quando a doença é diagnosticada na fase avançada ou metastática, as chances de cura são bem menores. 
 
De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da Universidade Federal da Bahia, Lucas Batista, a neoplasia renal apresenta uma alta mortalidade com cerca de 134 mil mortes por ano no mundo. “Quando detectada em estágio avançado, a doença se manifesta por meio de sangue na urina, dores nas costas, fadiga constante, perda de peso e nódulo palpável na parte lateral das costas”, afirma.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...