Governo entrega documento de indicado à Petrobras. Confira os passos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras recebe, nesta terça-feira (21/6), a documentação para análise do nome de Caio Mario Paes de Andrade, indicado pelo governo federal ao comando companhia. Na segunda-feira (20/6), o então presidente José Mauro Coelho cedeu a pressões políticas e pediu demissão.
Paes de Andrade foi o quarto nome indicado por Bolsonaro para assumir a petroleira. A recomendação foi feita em maio deste ano, mas, para assumir o cargo efetivamente, ele precisa passar por checagem de currículo. Ao final, a assembleia dos acionistas tem que chanceler a indicação.
Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o nome de Paes de Andrade foi patrocinado pelo ministro Paulo Guedes.
O comitê da Petrobras deve analisar dois documentos: o ???background check de integridade???, que avalia a integridade do indicado, e o ???background de covenants???, que avalia o currículo e a capacitação profissional. Há controvérsias sobre a formação de Paes de Andrade, visto que ele não cumpre o requisito da Lei das Estatais de experiência na área.
Os documentos serão analisados por uma comissão de cinco pessoas, das quais apenas quatro votam e a quinta decide em caso de empate. O comitê é formado pelos conselheiros Ruy Flaks Schneider, Luiz Henrique Caroli e Francisco Petros, Ana Silvia Corso Matte e Tales José Bertozzo Bronzato ??? os dois últimos são membros externos.
A expectativa é de que o comitê emita um parecer ainda nesta semana. O documento será, então, enviado como recomendação ao Conselho de Administração da estatal, responsável pela votação do nome de Caio. A escolha pode ocorrer no mesmo dia, caso o presidente do conselho, Márcio Weber, convoque os demais membros.
Com a decisão do Conselho de Administração, Caio assume a posição de membro de Conselho de Administração e, então, a posição de presidente da estatal. Com a nomeação, ele toma posse e pode nomear os diretores, que também vão precisar ser aprovados pelo conselho.
Em assembleia de acionistas, o nome ainda precisa ser ratificado.
Mais sobre o assunto Perfil Formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), o indicado à Petrobras é pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University. Também é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, ???oscip que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH???.
Somente em 2019, Paes de Andrade assumiu funções na área pública, com o objetivo de participar do projeto de Transformação Digital do Brasil. Assim, tornou-se presidente do Serpro, onde ficou até agosto de 2020. Na data, o comunicador passou para a função de secretário de Desburocratização, muito próximo de Guedes e responsável pela plataforma Gov.br.
No fim do ano passado, recebeu a condecoração de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, no grau de grande oficial, das mãos do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post Governo entrega documento de indicado à Petrobras. Confira os passos apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

45ª Noite da Beleza Negra: Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026

Carol Xavier foi coroada Deusa do Ebano 2026 na 45ª Noite da Beleza Negra do bloco Ilê...

Escalada no caso do Banco Master assusta mercado financeiro

O mercado financeiro encerra a semana em estado de alerta com a segunda fase da Operação Compliance Zero, que teve entre os alvos...

Palpite Corinthians x São Paulo – Campeonato Paulista – 18/1/2026

Neste artigo, apresentamos palpites para apostar com sabedoria em Corinthians x São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão 2026. O foco é orientar...