Câmara autoriza que prefeitura baiana pegue empréstimo de até 30 milhões de dólares

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou em audiência pública, nesta quarta-feira (15), que a prefeitura do município solicite um empréstimo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata). Caso o crédito seja aprovado, o recurso até 30 milhões de dólares será liberado aos poucos até 2030. Antes disso, os projetos passam por análise pelo Ministério da Economia e Senado Federal.

O objetivo o empréstimo é buscar recursos para pavimentação em bairros, esgotamento sanitário, requalificação do trânsito, revitalização do Rio Cachoeira, entre outras obras pontuais.

???Demos o primeiro passo para modernização, crescimento, retomada da economia, para que Itabuna volte a ser uma cidade pujante. Estamos possibilitando a busca de uma verba que mudará a vida das pessoas???, disse o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD).

Relator do projeto, Sivaldo Reis (PL) chamou a atenção para o quanto a Casa dedicou-se a entender a matéria, para posicionar-se com a devida seriedade. ????? para o desenvolvimento da nossa cidade, um crédito que vários municípios buscaram, como Camaçari, Salvador, Feira de Santana. Respeito as diferentes opiniões, mas sou favorável a essa autorização???, sinalizou.

Na mesma linha, o vereador Ronaldão (PL), em terceiro mandato, reitera a necessidade de a cidade buscar recursos para o desenvolvimento. ???O cacau desapareceu e as grandes empresas foram embora; hoje só tem o IPTU para construir, mas não dá para trazer emprego ao jovem. Então, a maneira de resgatar o desenvolvimento da cidade é através desse empréstimo???, observou.

Ex-presidente da Casa, o vereador Ricardo Xavier (Cidadania) citou o tempo perdido com polarização política e a urgência de tomar providências pelo futuro da cidade. ???Essa nova geração de políticos precisa quebrar esses polos, enxergar a possibilidade desses 150 milhões [de reais] para o crescimento e desenvolvimento econômico???, argumentou.

Outros posicionamentos
Inicialmente contrários ao projeto, os vereadores Dando Leone (PDT), Danilo Freitas (União Brasil) e Fabrício Pancadinha (Solidariedade) pontuaram, respectivamente, sobre a ausência de uma auditoria especializada por parte do Executivo, sobre o prazo para pagamento e a taxa de juros (2,5% ao ano). Segundo eles, não se sentiram seguros o suficiente para votar ???sim??? autorizando a busca do citado crédito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projetos que suspendem prazos de validade de concursos são aprovados

Resumo para SEO: A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou dois projetos de lei que suspendem os prazos de validade de concursos...

Chelsea abre vantagem, mas Leeds busca empate na Premier League

Na 26ª rodada da Premier League, os Blues abriram 2 a 0 no placar diante do rival londrino. No segundo tempo, o rival londrino...

Marcelo Adnet será Bolsonaro durante desfile de escola de samba do RJ

O humorista Marcelo Adnet representará o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval de Salvador, no próximo dia...