Caravelas realizou a 6ª conferência municipal de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A 6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas nesta quarta-feira (22), com a organização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é elaborar o Plano Municipal de Saúde para o triênio 2022-2025.

Em pauta, estava a importância do Sistema ??nico de Saúde (SUS), sobretudo, com a demanda da pandemia, período em que se perdeu grande número de vidas humanas, com o colapso – da saúde pública e particular – demonstrando a covid-19 foi a situação mais grave enfrentada pelo sistema de saúde brasileiro, dada a gravidade da infecção, a velocidade da transmissão do vírus, a falta de estrutura para atender grande quantidade de pessoas afetadas, ampliadas pela falta de informações, de medicamentos e de vacinas, dentre outros agravantes.

6a Conferencia Municipal de Saude de Caravelas 2 scaled
Evento foi realizado no Colégio Polivalente de Caravelas

O pós-pandemia não está muito distante dos dias mais difíceis, com a reinfecção, com pacientes sequelados e com a necessidade de adoção de medidas para superar crises sanitárias, com ações da saúde, da economia, da educação e de várias outras pautas.

Foi justamente esses os temas principais discutidos no planejamento das ações de saúde no contexto social e político brasileiro, dando oportunidade aos gestores, trabalhadores da saúde e a comunidade discutir e planejarem as ações para o futuro do sistema de saúde do município.

6a Conferencia Municipal de Saude de Caravelas 3 scaled
Evento discutiu a importância e o fortalecimento do Sistema ??nico de Saúde (SUS)

A proposta do evento foi avaliar o enfrentamento das dificuldades e da superação de desafios, visando ampliar a importância do SUS e a necessidade de fortalecimento da rede de atendimento para garantir a vida e a saúde dos brasileiros.

Na prática, a conferência é a ferramenta utilizada para avaliar as ações do SUS de Caravelas e elaborar as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município, com participação e controle social.

De acordo com a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “essa é a primeira conferência municipal de saúde realizada pós-pandemia, por isso, é maior a responsabilidade de debater a saúde, à medida que é necessário buscar o fortalecimento da estrutura pública e dos serviços oferecidos à população, capazes de garantir a saúde e a qualidade de vida à população”, disse.

[ngg src=”galleries” ids=”36″ display=”basic_thumbnail”]

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...

Maioria dos vereadores de Caravelas reprova lei orçamentária com pedido de Doutor Adauto para autorizar até cem por cento de suplementação em 2026

Por 6 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Caravelas rejeitou o pedido da gestão do prefeito Doutor Adauto para ter autorização de...

Presidente da Câmara de Alcobaça discute aviação regional e solicita atenção para aeroporto de Caravelas

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Érico Miranda, participou de uma reunião com representantes do Governo da Bahia para tratar da aviação regional....