2 de Julho: Celebração conta com programação ampla este ano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Este ano, a celebração do 2 de Julho completa 199 anos. Para a data de Independência do Brasil na Bahia, está prevista uma programação que contempla cerimônia especial que marca o retorno e a ocupação das ruas da capital por esta festa popular, Cortejo Cívico, além de atividades artístico-culturais.  O evento é organizado pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e a programação terá início na quinta-feira (30) com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, que tem previsão de chegada a Salvador, no Largo de Pirajá, no dia seguinte, às 16h. No mesmo dia (1º), às 9h, acontece o Te Deum, na Igreja do Rosário dos Pretos.
O tema escolhido para esta edição do evento é: “A construção da nossa história”, que segundo a Prefeitura, busca enaltecer o protagonismo dos baianos e baianas na conquista da independência do Brasil no estado.
 
A tradicional alvorada de fogos no Largo da Lapinha está prevista para às 6h, do sábado (2) e a preparação do Cortejo Cívico. Em seguida, será realizado o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. No meio da manhã. Por volta das 9h, o primeiro momento do Cortejo é iniciado em direção à Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. 
 
No turno da tarde, a partir das 14h, será o momento da segunda parte da caminhada em direção à Praça 2 de Julho, no Campo Grande. A responsabilidade de acender a pira do Fogo Simbólico fica com Hebert Conceição, jovem baiano que é campeão olímpico de boxe. O momento é acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hino nacional e do Estado da Bahia.  
 
Programação artístico-cultural também faz parte da celebração 2 de julho. No sábado (2), às 9h, o grupo Encenação Museu Vivo na Cidade apresenta a intervenção “Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla”, na sacada da Casa do Benin. A proposta busca trazer as figuras históricas que marcaram a Independência do Brasil na Bahia durante a passagem do Cortejo Cívico.
Em seguida, às 12h, ainda na Casa do Benin, vai ter o projeto “Culinária Musical”, com a preparação de um cardápio especial feito pelo afrochef Jorge Washington. Na oportunidade, ele vai receber cantor Sinho Bernardo e a cantora Denise Correia. Nesse espaço, está prevista uma performance poética com Jocelia Fonseca e mais uma intervenção do Encenação Museu Vivo na Cidade. No fim da tarde, por volta das 17h30, no Largo do Campo Grande, os baianos e turistas vão poder conferir o XXXI Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas. O tradicional evento musical congrega distintas filarmônicas da Bahia, em um momento de saudação ao 2 de Julho.  
 
No domingo (3), último dia das comemorações na Bahia, às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial pelo 2 de Julho. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas promove o Baile da Independência, que promove uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse. Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.
 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivete Sangalo abre álbum de viagem com amigos para Juazeiro: “Dias de sol e amor”

Ivete Sangalo divulga fotos da viagem a Juazeiro e confirma shows de fim de ano Ivete Sangalo abriu o álbum de fotos da viagem...

Homem morre esmagado por caçamba durante trabalho de manutenção em Ilhéus

Um homem morreu nesta quarta-feira (10) após ser esmagado pela caçamba de um caminhão durante uma manutenção mecânica em Ilhéus, no Litoral Sul...

Estações do metrô têm operação interrompida para obras de novo viaduto

Uma operação especial de transporte foi montada em Salvador para minimizar o impacto do fechamento temporário das estações Detran, Rodoviária e Pernambés do...