Lula, Bolsonaro e Ciro em Salvador: veja programação dos presidenciáveis para o 2 de Julho

Publicado:

Os festejos de independência da Bahia deste ano serão marcados pelas campanhas presidenciais das eleições que se aproximam: os pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais estarão em Salvador no 2 de Julho.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) terão, cada um, uma agenda distinta, a começar pelo pedetista que, às 7h já está com presença confirmada para o desfile cívico, com largada na Lapinha. ??s 8h, o atual presidente estará no Farol da Barra para dar início a uma “motociata”, enquanto que o ex-presidente Lula estará na Arena Fonte Nova às 10h30 para o “Grande Ato da Independência”.

O ex-presidente não confirmou participação no ato cívico, mas estará no estádio ao lado do governador da Bahia, Rui Costa, e do pré-candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), além do senador Jaques Wagner, Otto Alencar, candidato à reeleição no Senado, parlamentares do PT e dos partidos da base aliada. Para entrar no evento, será necessário um cadastramento no site do partido na Bahia.

Já o presidente Jair Bolsonaro dará um passeio de moto com apoiadores a partir das 9h pelas ruas da Orla de Salvador. A concentração começa às 8h, no Farol da Barra, a apenas 5 km de distância da Fonte Nova. Antes, a concentração estava prevista para acontecer no Dique do Tororó, ao lado da Arena, mas a organização do evento divulgou a mudança na última terça (28).

O presidente estará acompanhado do ex-ministro da Cidadania e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL) e da pré-candidata ao senado, Dra. Raissa Soares (PL).

Ciro Gomes chegará à Bahia ainda no dia 1º, onde participará de um evento no município de Euclides da Cunha, e no dia 2 fará parte do Cortejo Cívico, com a primeira parte iniciada em direção à Praça Thomé de Souza. No dia 3, estará em um evento em Salvador e outro em Lauro de Freitas, com coordenação por parte da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, segundo o presidente estadual do partido, deputado Félix Mendonça.

A Secretaria de Segurança Pública informou que, por hora, está na fase de um levantamento das informações sobre o esquema de segurança para o 2 de Julho.

No entanto, a segurança do candidato petista estará sendo reforçada por policiais civis, militares, federais, penais, rodoviários e peritos técnicos que atualmente integram o setorial petista, além de policiais que são filiados a outros partidos de esquerda como o PSB, PSD, PV e Rede.

O grupo será representado pelo presidente do Sindipol Bahia, José Mário; o presidente do Sinspeb, Reivon Pimentel e o Diretor Ramon Carvalhal; e os policiais Roberto José, do  Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Jadilson Ferreira, do PV Bahia.

Comemoração da Independência
A programação das festividades terá cinco dias, segundo Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão municipal à frente do evento.

O início será na quinta-feira (30) com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira. A expectativa é que a chama chegue a Salvador, no Largo de Pirajá, no dia seguinte, por volta das 16h. Já na sexta-feira (1º), acontece a celebração do Te Deum, às 09h, na Igreja Rosário dos Pretos. A reza em ação de graças é realizada desde a expulsão das tropas de Salvador, que definiu o dia da independência do estado.

A alvorada com a tradicional queima de fogos, no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico, será no sábado (02), às 6h. Na sequência, estão previstos o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. ??s 8h30, a primeira parte do Cortejo é iniciada em direção à Praça Thomé de Souza, com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O campeão olímpico de boxe, Hebert Conceição acenderá a pira do Fogo Simbólico, na segunda parte da caminhada, às 14h.  O momento será acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hinonacional e do Estado da Bahia. Além da programação cívica, ainda estão previstas algumas atrações culturais dentro das celebrações.

*sob orientação da subeditora Carol Neves

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Janja vão a show de Maria Bethânia em São Paulo

Na noite de sábado, 4 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, marcaram presença...

Zubeldía elogia atuação do Fluminense diante do Galo no Maracanã; veja

Na noite de sábado, 4 de outubro, o Fluminense venceu o Atlético-MG por 3 a 0, em um jogo marcante da 27ª rodada...

Presos por morte de advogado procuravam por vítimas no centro de SP

Três suspeitos foram presos por envolvimento na morte do advogado Luiz Fernando Pacheco, ocorrida em Higienópolis, São Paulo. Os...