‘Má escolha das palavras’, diz Verstappen sobre fala racista do sogro Piquet

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O piloto holandês Max Verstappen se manifestou nesta quinta-feira (30) pela primeira vez sobre a fala racista do ex-piloto Nelson Piquet ao se referir a Lewis Hamilton, da Mercedes (lembre aqui). O atual campeão do mundo de Fórmula 1 namora com Kelly Piquet, filha do brasileiro tricampeão da categoria.
 
“Má escolha das palavras”, declarou o piloto da Red Bull.
 
Na entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira para o canal Motorsports Talk, no dia 3 de novembro de 2021, Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” ao comentar o acidente entre ele e Verstappen, da Red Bull, no Grande Prêmio de Silverstone em 2021. Os dois se tocaram e o holandês levou a pior, rodou na pista, passou em alta velocidade pela brita e acertou em cheio a barreira de pneus. Ele deixou o carro com ajuda dos fiscais e estava visivelmente tonto. Após interrupção por mais de 40 minutos, o piloto da Mercedes seguiu na disputa e venceu a corrida. O ex-piloto emitiu comunicado se desculpando, mas disse que o termo racista é usado no Brasil como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ (confira aqui).
 
No entanto, o Professor da FGV, o advogado Thiago Amparo explicou que o termo “neguinho”, usado por Piquet, é racista por inferiorizar pessoas negras.
 
“O uso da palavra ‘neguinho’ é uma forma comum de racismo no Brasil porque é empregada em especial para ressaltar algo de errado que se pensa que alguém fez, como quem diz que tal pessoa só poderia ter feito aquilo por ser negra. ?? uma palavra que, no diminutivo e no contexto, serve para reduzir de forma paternalista pessoas negras a inferiores intelectualmente”, esclareceu em entrevista à BBC.
 
O Mundial de F1 chega à 10ª etapa neste final de semana com o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Silverstone. No sábado (2), às 11h de Brasília, acontece o treino de classificação do grid de largada. A corrida está programada para domingo (3), no mesmo horário. Verstappen lidera o campeonato com 175 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez que soma 129. Enquanto o heptacampeão Hamilton é apenas o sexto colocado com 77.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil bate Angola e garante vaga nas quartas de final do Mundial de Handebol Feminino

Brasil vence Angola por 32 a 26 e avança às quartas de final da Copa do Mundo Feminina de Handebol, mantendo o ritmo...

Relembre quando o Vitória decidiu a luta contra o rebaixamento na última rodada

Vitória encara a última rodada do Brasileirão contra o São Paulo, neste domingo (7), às 16h, no Barradão. A equipe precisa vencer e...

VÍDEO: Luciano Huck volta a visitar projeto social em Lauro de Freitas para gravações do Domingão

O apresentador Luciano Huck esteve em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para gravar o Domingão do Huck, que vai ao...