A 35 dias das convenções, escolha do vice de Neto se afunila em duas tendências

Publicado:

A 35 dias para o início do prazo de duas semanas para as convenções partidárias e registros de candidatura, quando começará de fato a montagem das peças no tabuleiro da sucessão estadual, caciques da oposição acreditam que a escolha do vice do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) se afunilou em duas tendências. Nas conversas mais recentes com aliados de primeira hora, líderes da União Brasil bastante próximos a Neto – time do qual fazem parte os deputados federais Elmar Nascimento e Paulo Azi – afirmaram que a vaga está praticamente destinada ao também deputado Marcelo Nilo (Republicanos). Fora do núcleo-duro do ex-prefeito, aposta-se em uma mulher, possivelmente, a vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos).

Casos e acasos
Já o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União Brasil), tem batido pé firme de que nenhuma das duas tendências serão confirmadas. Mesmo com todos os prognósticos contrários, Zé Ronaldo afirma a quem o indaga que o lugar no palanque é dele e ninguém tasca. Todos, no entanto, estão convictos de que Neto só vai anunciar o nome no limite final do segundo tempo e de que as chances de surpresa não são pequenas.

Saliva doce
Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior seduziu o ex-prefeito de Itabuna Capitão Azevedo com um argumento matemático para convencê-lo, ontem, a entrar na batalha da Câmara. Basicamente, assegurou que tanto ele quanto o deputado estadual Leo Prates, ex-secretário de Saúde de Salvador, têm grandes chances de se elegerem. Com isso, emendou, o terceiro colocado do PDT deverá chegar ao Congresso com menos de 50 mil votos. Nesse caso, Azevedo brigaria diretamente com o ex-deputado José Carlos Araújo pela posição. Mesmo que Araújo fique à frente, Felix Júnior lembrou que uma eventual vitória de Neto pode levar Prates ou ele mesmo ao secretariado do futuro governo. Assim, Azevedo herdaria a cadeira.

Xerox autenticada
A nova pesquisa Seculus, divulgada ontem pelo site Informe Baiano, traz índices que, segundo o comando da pré-campanha de ACM Neto, atesta o que vinha sendo detectado nas sondagens qualitativas realizadas por encomenda da União Brasil: a estratégia do ex-prefeito de declarar independência da sucessão nacional atingiu alta aderência e o poder de transferência de votos dos presidenciáveis para seus aliados no estado será o menor desde a redemocratização.  

Corrida de asa
O deputado estadual Tiago Correia projeta que, além da sua reeleição e a de Paulo Câmara, mais três candidatos do PSDB concorrem internamente por ao menos outros dois lugares na Assembleia: Jordávio Ramos, filho da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos; o empresário Zé Carlos da Cebola, que tem base sólida na região de Irecê; e o ex-deputado Pablo Barrozo.

Ninho farto
Para federal, Correia crê que o presidente do diretório tucano na Bahia, Adolfo Viana, renovará o mandato com número acima de 120 mil votos, 18 mil a mais que em 2018. “Ele saiu muito fortalecido de 2020, com a vitória de parceiros nas prefeituras de Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Itamaraju, Esplanada, São Miguel das Matas, Serra do Ramalho e Santa Rita de Cássia. Isso é o que lembro de cabeça”, disse.  

No caso do VLT, ele desativou os trens do Subúrbio, prejudicando milhares de pessoas carentes diariamente. Já a ponte, prometida desde o início de seu governo, hoje está presente apenas no outdoor
Paulo Azi, deputado federal da União Brasil, ao ironizar o que chama de ‘obras de papel’ do governador Rui Costa

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bia Lula diz que avô a parabenizou por vídeos contra Trump e Tarcísio

Bia Lula, a neta mais velha do presidente Lula, compartilhou em uma entrevista que seu avô elogiou os vídeos que ela criou, nos...

Moraes concentra quase 100% dos mandados de prisão em aberto do STF

Um levantamento do Metrópoles revela dados impressionantes sobre os mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 236 mandados que permanecem...

Cinco caciques da base de Lula jantam com pré-candidatos da direita

Na noite da última terça-feira, Brasília se tornou o cenário de um encontro inesperado: um jantar promovido por Antônio Rueda, presidente do União...