O Ministério Público Federal (MPF) considerou ilegal que a Advocacia-Geral da União (AGU) represente Jair Bolsonaro (PL) e sua antiga funcionária, Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, na ação que acusa ambos de improbidade administrativa.
O parecer foi enviado à Justiça Federal nesta terça-feira (7/6) e obtido pela Rede Globo. O MPF abriu uma investigação preliminar para apurar a atuação da AGU no caso.
Para o Ministério Público, trata-se de claro desvio de função do orgão governamental, uma vez que a AGU atuaria em favor dos interesses pessoais do presidente e de Wal, e não da União.
???Deveria a AGU estar atuando ao lado do MPF na busca da reparação dos danos causados ao erário, ao invés de estar exercendo a defesa daqueles que são acusados justamente de dilapidar o patrimônio público, sobretudo porque a ação de improbidade encontra-se amparada em farto conjunto probatório, enquanto os requeridos não se desincumbiram de apresentar um único elemento de prova que infirme as imputações???, argumenta o documento.
Mais sobre o assunto Política Associação da AGU condena defesa do órgão a Wal do Açaí Brasil AGU defenderá Wal do Açaí, suposta funcionária fantasma de Bolsonaro Igor Gadelha Deputado pede convocação de AGU para explicar defesa de Wal da Açaí Política Bolsonaro ???confessa??? que Wal do Açaí ???nunca esteve em Brasília??? Relembre o caso O MPF alega que Walderice era funcionária comissionada no gabinete de Bolsonaro na Câmara desde 2003, mas não exercia o cargo, tendo como principal atividade um comércio de açaí em Angra dos Reis (RJ).
Também foram encontradas, pela investigação, movimentações suspeitas nas contas da então funcionária. Segundo o Ministério Público, Wal sacou em espécie 83,77% da remuneração enquanto trabalhou no gabinete do mandatário.
Ao Metrópoles, a AGU alegou que a defesa se justifica por ser, da competência do órgão, defender servidores do Legislativo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post AGU defender Bolsonaro e Wal do Açaí é ilegal, conclui MPF apareceu primeiro em Metrópoles.
AGU defender Bolsonaro e Wal do Açaí é ilegal, conclui MPF
Publicado:
Compartilhe esse artigo:
Comentários Facebook