Alunos de enfermagem da UNIRB realizam aula prática sobre técnicas da saúde

Publicado:

Os alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário UNIRB participaram de uma aula prática sobre sondagem vesical de demanda e punção venosa. No laboratório da instituição, os discentes aprenderam sob supervisão dos professores na disciplina Semiologia e Semiotécnica, o passo a passo dos procedimentos de administração de medicamentos injetáveis por via endovenosa, uma das condutas operacionais rotineiras do técnico de enfermagem. 
 
De acordo com a coordenadora dos cursos práticas da UNIRB, Regiane da Costa, o cateterismo vesical ou cateterismo de vias urinárias é um procedimento invasivo que tem por finalidade alcançar a luz da bexiga com o objetivo de esvaziá-la, determinar urina residual em casos de bexiga neurogênica, monitorar débito urinário e ainda de colher urina em técnica asséptica para exames.
 
Rejane explica que, durante a aula prática, os alunos aprendem sobre uma série de técnicas para administração de medicamentos, desde o manuseio de seringas e agulhas até os procedimentos realizados pela profissão. 
“No campo prático os futuros enfermeiros participaram das atividades relacionados aos procedimentos de punção venosa e sondagem vesical de demanda, que trata pacientes com patologias ou infecções do trato urinário, a trauma uretral ou vesical em que consiste na inserção de um cateter na uretra até a bexiga visando seu esvaziamento. Os futuros enfermeiros também aprenderam os cuidados que devem ser tomados para a prestação de um atendimento de qualidade e de segurança”.
O Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Resolução 680/2021, que atualiza e acrescenta novas regras à Resolução 450/2013, sobre sondagem vesical. O procedimento deverá ser feito pelo enfermeiro com a presença obrigatória do técnico de Enfermagem, trazendo mais segurança ao paciente.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

Os profissionais irão reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS)

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto