Biden Inicia Cúpula: “Democracia Está Sob Ataque No Mundo Inteiro”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Joe Biden fez, na noite desta quarta-feira (8/6), o discurso de abertura da 9ª Cúpula das Américas. O encontro, realizado com a maior parte dos líderes de países do continente americano, ocorre em Los Angeles (EUA).
�??No momento em que a democracia está sob ataque no mundo todo, vamos nos unir de novo e renovar nossa convicção de que a democracia não é só um fator definidor da história americana, é o ingrediente essencial da história americana�?�, afirmou o mandatário.
�??Nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo, mas em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito mútuo e diálogo�?�, continuou Biden.
O ocupante da Casa Branca clamou para que os presentes demonstrem �??o poder das democracias�?�. A cúpula vai até esta sexta (10/6), com diferentes diálogos entre os membros, com a expectativa de compromissos firmados.
Os países com maior exportação de alimentos do continente, Brasil, Canadá, México e Chile, farão um esforço conjunto para aumentar a produção e garantir fertilizantes, afirmou o presidente estadunidense.
Pauta com BolsonaroDurante a Cúpula das Américas, Biden receberá o presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma reunião bilateral. Segundo o brasileiro, serão abordados temas como segurança alimentar, transição energética e questão ambiental.
Já os Estados Unidos devem pautar questões relacionadas a insegurança alimentar, resposta econômica à pandemia de coronavírus, segurança sanitária e mudanças climáticas.
Biden não convidou para o evento representantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Como consequência da exclusão desses países, México, Argentina, Honduras e Bolívia ameaçaram também não comparecerão ao evento. Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, foi o primeiro a se opor à exclusão das nações vizinhas e atrelou seu comparecimento ao convite a todas as nações do continente.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue e suspenda a licitação promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para contratar agências de publicidade ao custo de R$ 197 milhões. O parlamentar aponta supostos indícios de favorecimento de empresas e possibilidade de uso dos

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A juíza Andreia Caiado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, determinou a derrubada das redes sociais e a prisão do jornalista Ricardo Antunes, por descumprimento de decisão judicial para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado. A defesa de Antunes afirma que