Brasília ??? O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista, ontem, que os ???indícios levam a crer que fizeram alguma maldade??? com o jornalista inglês Dom Phillips e com o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira. ???Os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles. Foram encontradas vísceras humanas???, disse o presidente. A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN Recife, quando foi questionado se está acompanhando as buscas pelos dois desaparecidos. ???Pelo prazo, pelo tempo, já temos hoje oito dias, indo para o nono dia que isso tudo aconteceu, vai ser muito difícil encontrá-los com vida. Eu peço a Deus que isso aconteça, que os encontremos com vida, mas os informes, os indícios levam para o contrário no momento???, afirmou o chefe do Executivo federal. O indigenista e o jornalista desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, há uma semana.
Na quinta-feira passada, ao chegar aos Estados Unidos, Bolsonaro disse que os dois desaparecidos estavam em uma ???aventura???. ???Não tenho notícia do paradeiro deles. A gente pede a Deus que sejam encontrados vivos, mas sabemos que a cada dia que passa essas chances diminuem???, disse ele, antes da reunião bilateral prevista com o presidente americano, Joe Biden, na Cúpula das Américas, em Los Angeles. ???Eles entraram numa área… não participou a Funai, tem protocolos a serem seguidos. Naquela região, você geralmente anda escoltado. Foram para uma aventura, a gente lamenta pelo pior???, disse.
Dois dias antes, Bolsonaro já havia afirmado:???Realmente, duas pessoas apenas em um barco, em uma região daquela, completamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser um acidente, pode ser que tenham sido executados. A gente espera e pede a Deus que sejam encontrados brevemente. As Forças Armadas estão trabalhando com muito afinco na região???.
Já o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse ontem que o indigenista e o jornalista entraram numa área inóspita e extremamente perigosa. Para ele, os dois erraram em não ter pedido escolta das autoridades. ????? um caso de polícia, né? ?? uma região inóspita, afastada de tudo, na fronteira com o Peru. Do lado peruano, uma série de ilegalidades acontecem; do nosso lado também. As duas pessoas entraram em uma área que é perigosa, sem pedir uma escolta, sem avisar efetivamente as autoridades competentes, e passam a correr risco, né. Lamentavelmente, é isso aí???, disse.
Mourão ainda disse que vai torcer para que eles “estejam com vida ou estejam simplesmente aprisionados”. ???Sei lá o que for. Espero que tenham conseguido se evadir das pessoas que estavam tentando fazer algum dano a eles e estão vagando por dentro da selva???, afirmou.
Comentários Facebook