Bolsonaro: �??Não precisamos da Amazônia para expandir agronegócio�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em discurso nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (10/6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a política ambiental adotada no Brasil. Disse que nenhum país possui legislação ambiental �??tão completa e restritiva�?� e destacou o potencial agrícola do país.
�??O Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas, garantimos segurança alimentar de 1/6 da população mundial. Uma realidade: sem o nosso agronegócio, o mundo passaria fome. Brasil não apenas evitou uma crise alimentar ao garantir acesso a fertilizantes, mas também desempenhou um papel de liderança na busca de soluções internacionais em favor da segurança alimentar�?�, afirmou Bolsonaro durante a Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
�??Somos um dos países que mais preservam o meio ambiente e suas florestas. Temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo. Mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para pecuária e agricultura, somos uma potência agrícola sustentável. Não necessitamos da região amazônica para expandir nosso agronegócio. Somente no bioma amazônico, 84% da floresta está intacta, abrigando a maior biodiversidade do planeta�?�, prosseguiu.
O mandatário brasileiro ainda frisou o tamanho da Amazônia brasileira e o respeito a compromissos internacionais:
�??Nossos desafios são proporcionais ao nosso tamanho. Lembro que a área da região amazônica equivale a toda a Europa Ocidental. Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa e restritiva. Nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países. Afinal, somos responsáveis pela emissão de menos de 3% de carbono do planeta, mesmo sendo a décima economia do mundo. Para proteção das florestas, o governo federal reforçou o combate ao desmatamento e estabeleceu a operação �??guardiões do bioma Amazônia�??, sob a coordenação e controle do Ministério da Justiça. Com o lançamento do programa metano zero, fomos o primeiro país a implementar compromissos assumidos durante a COP26�?�.
Mais sobre o assunto Brasil �??Estou maravilhado com ele�?�, diz Bolsonaro após encontro com Biden Política Bolsonaro a Biden: �??Cheguei pela democracia, sairei pela democracia�?� Brasil Ator de Hulk alerta Biden sobre Bolsonaro: �??Não respeita a democracia�?� Brasil Criticado por ator que faz Hulk no cinema, Bolsonaro ironiza: �??AHGFRR�?� Bilateral com Biden O chefe do Executivo federal está nos Estados Unidos desde quinta-feira (9/6). Ele participou da primeira sessão do evento que reúne, em Los Angeles, chefes e líderes de Estado do continente americano.
Também na quinta, Bolsonaro se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden. O chefe de Estado dos EUA fez questão de frisar que �??o Brasil é uma nação que traz muitas oportunidades para ambos os países�?� e prometeu ajuda no financiamento para a preservação da Amazônia.
Ao lado de Biden, o presidente brasileiro disse que que o Brasil é �??gigante�?� e possui grandes riquezas, como a Amazônia. Ele afirmou que o país �??preserva muito o seu território�?�, mas que, por vezes, vê a soberania brasileira �??ameaçada�?�.
�??Por vezes, nos sentimos ameaçados na nossa soberania naquela área. Mas o Brasil preserva muito bem o seu território. Dois terços do Brasil são preservados. Mais de 85% da Amazônia também. A nossa legislação ambiental é bastante rígida, e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país�?�, afirmou.
Jair Bolsonaro e Joe Biden Jair Bolsonaro e Joe Biden na Cúpula das Américas Alan Santos/PR
bolsonaro-biden-cupula-americas Mandatário participou da Cúpula das Américas Reprodução
0 Bolsonaro ainda afirmou que o Brasil tem suas �??dificuldades�?�, mas que seu governo faz o possível em relação ao meio ambiente.
�??A questão ambiental, temos nossas dificuldades, mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também, porque não dizer, a vontade do mundo. Mas, como disse, somos um exemplo para o mundo na questão ambiental�?�, afirmou.
Diante de Biden, o chefe do Executivo brasileiro também defendeu eleições �??limpas, confiáveis e auditáveis�?�. Ele disse que chegou à Presidência do Brasil por meio da democracia e que tem �??certeza�?� de que deixará o governo da mesma maneira.
�??Este ano temos eleições no Brasil, e nós queremos, sim, eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza de que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática�?�, declarou Bolsonaro.
Próximos agendas Ainda nesta sexta Bolsonaro tem dois encontros bilaterais: com o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, e com o presidente do Equador, Guillermo Lasso. Ele embarca para Orlando às 16h40 no horário local (20h40 no fuso de Brasília). No sábado (11/6), o mandatário participa da inauguração do vice-consulado brasileiro na cidade.
O retorno à capital federal está previsto para a tarde de sábado.
Fazem parte da comitiva presidencial o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ministro das Relações Exteriores, Carlos França; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também acompanha.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post Bolsonaro: �??Não precisamos da Amazônia para expandir agronegócio�?� apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário

Órgão no TSE sugeriu a Moraes medida contra Telegram e turbinou inquérito do STFs

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O órgão chefiado por Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que monitorava as redes sociais e embasou os pedidos para a derrubada de perfis ajudou a turbinar inquéritos do STF (Supremo Tribunal Federal) conduzidos por ele e sugeriu medidas judiciais contra o Telegram. A Assessoria Especial de Enfrentamento à

Ex-chefe da PRF chega a oito meses preso por ordem de Moraes

(FOLHAPRESS) - O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques completou oito meses preso e acumula derrotas no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Dois pedidos de soltura já foram negados pelo ministro, e a defesa de Vasques apresentou uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda