Câmara aprova texto-base que trata da limitação das alíquotas do ICMS

Publicado:

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14/6) o texto-base do projeto que trata da limitação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e transporte coletivo.

A medida faz com que os itens sejam considerados como essenciais e indispensáveis, o que limita a taxação entre 17% e 18% dependendo do estado.

A decisão da casa acontece um dia após a aprovação do Senado Federal. Os parlamentares devem analisar as sugestões pontuais de alterações no texto. Posteriormente, o projeto será enviado para ser sancionado.

A aprovação ligeira foi fruto de um trabalho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tentar conter a inflação que atinge a população antes das eleições.

A aprovação pode acarretar em uma perda de até R$ 83 bilhões para municípios e estados, o que pode comprometer serviços como saúde e educação.

 

Para evitar isso, os parlamentares aprovaram uma medida que prevê que o Governo deve compensar os governos estaduais para que os pisos constitucionais sejam mantidos no mesmo nível que tinham antes da legislação vigorar.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Haddad defende equipe econômica, cita Delfim Netto e compara projeções do mercado com astrologia

Em uma manifestação contundente durante o seminário “Brazil 2030: Fostering Growth, Resilience and Productivity”, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou a atual...

Diretor do BC diz que não há nenhum comportamento anômalo no mercado de câmbio ao longo de 2025

Em uma recente conferência promovida pela Warren Investimentos, Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), fez uma declaração impactante sobre...

Mercado imobiliário mantém estabilidade e registra queda na oferta no 2º trimestre de 2025

No segundo trimestre de 2025, o mercado imobiliário brasileiro mostrou um quadro de estabilidade nas vendas e lançamentos, apesar de uma significativa queda...