CPI da Petrobras: veja o que pensam os políticos sobre o assunto

Publicado:

Incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras e os preços dos combustíveis adotados pela estatal está caminhando na Câmara dos Deputados. A ação vem repercutindo no mundo político.

De um lado, políticos alinhados com a esquerda acusam o presidente de tentar desviar a atenção da alta dos preços dos combustíveis tendo em vista a chegada das eleições. Já políticos alinhados com o presidente, apoiam a decisão e afirmam que o governo precisa investigar casos de corrupção dentro da empresa.
Mais cedo, nesta terça-feira (21/6), o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), começou a recolher as 171 assinaturas para a instauração da CPI. Ele diz ter já ter conseguido 65.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que não vê a “mínima razoabilidade” para a abertura de uma CPI contra a Petrobras.

Ao sair do Supremo Tribunal Federal (STF), onde reuniu-se para um café da manhã com o ministro Luiz Fux, Pacheco disse a jornalistas que não cabia a ele, como presidente do Senado, opinar sobre iniciativas da Câmara dos Deputados, mas que pessoalmente não era favorável à ideia.

LEIA TAMB??M: Bolsonaro sinaliza CPI da Petrobras: ‘Vamos para dentro’

“Acho que não tem a mínima razoabilidade de uma CPI em um momento desse, por um fato desses. Acho que há outras medidas, inclusive de índole legislativa e do Poder Executivo, muito mais úteis para resolver o problema que uma CPI.???
No Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repercutiu a notícia. ???Nós não temos uma governança normal nesse país. Essa CPI da Petrobrás é uma absurdo. Bolsonaro todo dia quer jogar a responsabilidade da sua incapacidade em cima dos outros.???

Quem também repercutiu o assunto foi a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Para ela, essa é mais uma tentativa do presidente de privatizar a estatal. ???A CPI da Petrobras é mais uma tentativa de desviar a atenção de quem é o verdadeiro responsável pelos preços extorsivos dos combustíveis, o governo Bolsonaro???, disse.
???Para baixar os combustíveis tem de mudar a política de preços. Querem criminalizar a empresa para privatizar! Irresponsáveis???, completou.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também repudiou a ação. Para ele, a CPI faz parte de um ???teatrinho???.
???O governo da morte, da milícia, da miséria, da mamata e da mentira monta o teatrinho de CPI. Enquanto faz fumaça, os preços do gás, do diesel e da gasolina seguem aumentando. Cadê a [caneta] bic do presidente, o Centrão levou????, disse Calheiros.
Apesar das críticas, apoiadores do presidente incentivam a criação da nova CPI. Segundo o filho ???02??? e vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), ???fizeram de tudo para implementar a CPI da COVID??? mas, agora, são contra a da Petrobras.
O também filho do presidente e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi ao Plenário discutir o assunto. ???Eu estou vendo vários deputados do PT dizerem que o presidente é culpado pela alta dos combustíveis. E que poderia fazer assim ou assado. Mas eles não têm moral porque foram eles que assaltaram a empresa. Petista falando da Petrobras é piada???, afirmou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antonia Fontenelle debocha de Daniela Lima após demissão

Recentemente, a youtuber Antonia Fontenelle não perdeu a chance de provocar a jornalista Daniela Lima após sua demissão da GloboNews. Usando suas redes...

Presidente do Botafogo diz que Textor não tem dinheiro para manter SAF

Recentemente, um áudio do presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, revelou a falta de recursos de John Textor, atual proprietário da SAF do...

Flipei anuncia 4 novos locais após proibição de uso da Praça das Artes

Após o anúncio de proibição do uso da Praça das Artes, a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) não se deixou abater....