Datafolha aponta que 50% dos brasileiros são favoráveis às cotas raciais em universidades públicas

Publicado:

pexels rfstudio 3059749

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que 50% da população brasileira são favoráveis às cotas raciais nas universidades públicas do país, enquanto 34% são contra, 12% não sabem e 3% são indiferentes. O índice chega a ser de 60% entre pessoas que têm filhos matriculados em escolas particulares, justamente a parte da população que não se beneficie dessa política pública. A aprovação também é maior entre as pessoas que consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) como péssimo, 57%. Já os brasileiros que consideram o governo atual como ótimo, 34% são contra as cotas raciais. O levantamento foi realizado em março de 2022 com 2.090 pessoa com mais de 16 anos de idade e em mais de 130 municípios do país.

A lei de cotas foi aprovada no Brasil há 10 anos. A legislação exige que as universidades públicas incluam vagas exclusivas em suas seleções para pretos, pardos e indígenas, de acordo com proporção dessas populações em cada Estado. Um estudo recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que a participação dessa parte da população cresceu nas instituições federais de ensino superior nos últimos anos. Estudantes vindos de escolas públicas passaram de quase 28% em 2012 para 38% em 2016. A pesquisa do Datafolha também fez perguntas sobre a abordagem de discriminação racial nas escolas e sobre crenças ideológicas. Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados concordam que o assunto deve ser discutido em sala de aula.

*Com informações do repórter Vinícius Moura

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ana Paula Renault critica falta de salário na Band: ‘Quero receber’

Ana Paula Renault, a conhecida personalidade que conquistou o público no Big Brother Brasil, fez uma declaração contundente sobre sua recente experiência na...

Municípios têm até 23 de agosto para concluir cadastro do Novo PAC das creches

FNDE promove webinários regionais para orientar gestores; programa prevê R$ 1,77 bilhão para construção de 505 unidades de educação infantil em 455 cidades.

Mistério em Ilhéus: mulher desaparece após outras 3 serem encontradas mortas

Um mistério ronda Ilhéus, na Bahia, onde a líder quilombola Tatiane Silva Santos, de 32 anos, desapareceu de maneira inquietante na tarde de...