A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) criou um robô que realiza, de forma totalmente automatizada, a distribuição processual das intimações referentes às ações ajuizadas pela Instituição. A ferramenta foi criada pela Coordenação de Modernização e Informática (CMO), através da equipe de Desenvolvimento e Análise de Dados, teve o acompanhamento do Núcleo de Integração e já está funciona há cerca de um mês.
“Conseguimos identificar uma rotina que apresentava possibilidade de ser automatizada e, a partir daí, implementamos a solução através de um código. O bot consegue fazer o mesmo passo a passo que, até então, era feito por um humano: entrar no sistema, digitar usuário e senha, navegar pelas áreas necessárias e distribuir as intimações para as respectivas unidades. A Defensoria da Bahia ganhou, e muito, com essa agilidade”, garantiu o cientista de dados da Instituição, Clóvis Monteiro da Silva Filho.
O coordenador da área Não-Penal do Núcleo de Integração, Gil Braga, acompanhou tudo desde o início – do trabalho que era feito de forma manual até este automatizado – e pôde ver, de perto, o quanto a DP-BA vem, cada dia mais, utilizando a tecnologia como grande aliada para otimizar o trabalho dos(as) defensores(as) públicos(as). “Estamos avançando no uso da tecnologia. O Núcleo de Integração também está participando dos projetos na área de tecnologia contribuindo na etapa de análise de negócio, ou seja, esmiuçando o fluxo de trabalho dos defensores. O objetivo é melhorar a cada dia o ambiente de trabalho dos defensores e defensoras com vistas a aprimorar o atendimento dos assistidos e assistidas”, destacou o coordenador.
Tendo sua configuração desenvolvida em menos de um mês e meio, o robô chegou para automatizar o trabalho que antes fazia parte da lista de demandas de um só servidor: entrar no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), utilizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), identificar e distribuir todas as intimações destinadas à Defensoria.
Com uma estação de trabalho sinalizada com o recado “Bot rodando”, o robô tem lugar reservado na CMO e só precisa de interferência humana para supervisionar se o trabalho está sendo executado de forma correta. “?? o nosso servidor que não para: ele trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana”, brinca a analista que lidera os desenvolvedores, Daniele Souza, que foi quem teve o start de automatizar este trabalho e recebe e-mail do robô toda vez que uma nova distribuição é realizada. “Toda vez que ele faz uma varredura encontra mais resultados, o que mostra o volume de trabalho da Defensoria”, acrescentou Daniele.
Defensoria da Bahia cria robô para automatizar distribuição de processos
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