Macron diz que Zelenski vai ter que negociar com a Rússia em algum momento

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quarta-feira (15) que seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelenski, em algum momento terá que negociar com a Rússia para encerrar a guerra entre os dois países.

A fala, que pressupõe algum nível de resistência da Ucrânia em negociar com Moscou, reforça a postura do francês que já foi alvo de críticas de Kiev e de seus aliados no Leste Europeu, que veem em Macron um apoiador ambíguo.

O francês, porém, também pediu que a Europa tenha “novas conversas aprofundadas” com a Ucrânia. “Estamos em um momento em que precisamos enviar sinais políticos claros, nós como União Europeia, sobre a Ucrânia e o povo ucraniano, em um contexto em que eles resistem heroicamente há vários meses.”

Macron chegou à Romênia na noite desta terça-feira (14). Dormiu em uma barraca com os soldados em uma base da Otan no país e, pela manhã, correu com os militares.

A previsão é que ele viaje depois para a Moldova e, segundo fontes diplomáticas, para Kiev. A visita à Ucrânia ainda não foi confirmada pelo Palácio do Eliseu, mas especula-se que Macron vai se encontrar com o alemão Olaf Scholz e com o italiano Mario Draghi na capital ucraniana na quinta-feira (16).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motosserra de Javier Milei avança na Argentina contra a cultura, que sofre com cortes

(FOLHAPRESS) - Nem a pobreza, nem a inflação. O verdadeiro inimigo do presidente argentino nos últimos dias tem sido a Feira do Livro de Buenos Aires. Isso mesmo. No avanço de suas medidas alcunhadas de "plano motosserra" -em que o objetivo é diminuir ao máximo a máquina estatal, Javier Milei tem promovido demissões e corte

Após ameaças, Putin fala em diálogo com o Ocidente na sua 5ª posse

(FOLHAPRESS) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assumiu nesta terça (7) um inédito quinto mandato à frente do Kremlin afirmando que seu país não se nega a conversar com o Ocidente, mas que seus rivais precisam escolher se querem o diálogo ou o conflito. "Juntos, venceremos", afirmou. "Eles terão de escolher se querem a

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

O exército israelense anunciou nesta terça-feira que assumiu o "controle operacional" da parte da Faixa de Gaza da passagem fronteiriça com o Egito em Rafah, localizada no sul do enclave. A passagem de Rafah, ao sul da cidade de Gaza, foi ocupada por tanques israelenses que pertencem a uma brigada blindada, conforme relatado pelas Forças