Médicos baianos recebem capacitação para diagnosticar morte encefálica

Publicado:

Um curso para capacitar médicos intensivistas baianos para o diagnóstico de morte encefálica e manutenção dos potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes foi realizado na noite da última terça-feira (28), de forma online. Chamado de  Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica, a ação é uma iniciativa da Central Estadual de Transplantes da Bahia, em parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia (SOTIBA).
 
A capacitação reuniu aproximadamente 200 participantes, entre profissionais médicos e membros de Comissões Intra-hospitalares de Doação de ??rgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e de Organizações de Procura de ??rgãos (OPOs). No curso, foram abordadas questões como a manutenção hemodinâmica do potencial doador de órgãos e comunicação com a família durante e após o diagnóstico de morte encefálica.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), de janeiro até o último dia 20, foram registradas na Bahia 59 doações de múltiplos órgãos e 188 doações de córneas, possibilitando a realização de 257 transplantes de córnea, 16 de fígado, 105 de rimcadáver e mais 11 de rim intervivos. No momento, a lista de espera para transplante contabiliza 1.641 para rim, 86 para fígado e 1.084 para córnea.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.