Nova regulamentação do IPTU Amarelo vai gerar desconto para empresas que geram energia solar

Publicado:

Donos de estabelecimentos comerciais de Salvador podem esperar por um alívio no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). De acordo com Marcelle Moraes, titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, até o final do ano, será regulamentada a expansão do IPTU Amarelo para empresas.
 
“Em breve, o IPTU Amarelo também vai beneficiar estabelecimentos comerciais. A gente tem um projeto de lei que irá para a Câmara. Hoje, o IPTU Amarelo só beneficia casas, residências e condomínios de lajes, mas em breve a gente vai estar beneficiando também os condomínios e estabelecimentos comerciais”, contou a secretária.
 
Lançado em 2018, o IPTU Amarelo é uma certificação sustentável que busca incentivar proprietários de residências e condomínios de casas a implantarem o sistema de geração própria de energia solar, a partir de descontos no IPTU. Atualmente, Salvador possui 87 residências certificadas pelo programa.
 
Para se enquadrar no programa, a geração de energia fotovoltaica produzida pelo sistema deve corresponder a um percentual mínimo consumido pelo imóvel. A partir do consumo, a Prefeitura de Salvador criou três categorias: OURO, que oferece 10% de desconto para imóveis que utilizam no mínimo 90% da energia produzida; PRATA, onde a geração de energia precisa passar dos 70% para que o contribuinte receba 7% de desconto; e, por fim, a certificação BRONZE, onde o percentual mínimo de energia gerada tem que ser de 50%, com desconto de 5% no imposto.
 
Dos 87 imóveis certificados no IPTU Amarelo na capital baiana, 65 se enquadram na Categoria Ouro, 11 na Categoria Prata e outros 11 na Categoria Bronze. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar/Aneel), a Bahia é o estado do Nordeste com a maior geração distribuída, alcançando 407,6 MW (megawatts).
 
A energia solar atraiu, de 2015 a 2021, R$ 84,5 milhões em investimentos para a capital baiana, gerando 460 novos empregos e R$ 19,5 bilhões de arrecadação em tributos (municipais, estaduais e federais). Salvador está em primeiro lugar no ranking de potência instalada em residências na Bahia. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio virou articulador da anistia para não ser “Dilma de Bolsonaro”, diz aliado

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicans, está se destacando na articulação em torno de um projeto de anistia para aqueles...

Promessa do Corinthians marcou 4 gols nos últimos 5 jogos; veja

Na noite de quarta-feira, 10 de setembro, o Corinthians conquistou uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Athletico Paranaense, garantindo assim...