OMS: vírus da covid continua a se disseminar em nível bastante intenso, diz líder

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira, 31, para o fato de que o vírus “continua a se disseminar em nível bastante intenso” pelo mundo. Durante sessão de perguntas e respostas da entidade, ela destacou o fato de que há uma queda no número de testes para a doença, o que dificulta o trabalho de monitorá-la e sequenciar os vírus, a fim de verificar a ocorrência de novas variantes ou subvariantes e sua disseminação.

Kerkhove disse que a OMS espera reportar um recuo nos casos semanais da doença, no levantamento mais recente, porém reforçou que o movimento ocorre diante de uma queda nos testes. “Isso dificulta nosso trabalho para avaliar quão intenso está o vírus”, comentou, apontando que “não podemos sequenciar se não testamos”. Mesmo com a provável subnotificação, ela ressaltou o fato de que há ao menos 10 mil mortes por semana no mundo pela doença, com milhões de novos casos também registrados a cada semana.

Europa

Na Europa, Kerkhove disse que deve haver disseminação do vírus e mais casos em breve, com o verão local e mais pessoas socializando. Ela comentou que alguns países ainda assim se saem bem, mas pediu que seja levado em conta que em várias outras nações a covid-19 “ainda devasta sociedades”. A autoridade mencionou também o caso da África do Sul como um quadro positivo recente, após o país aparentemente ter superado um pico de infecções pela doença, sem atingir um pico de hospitalizações, graças ao nível de imunizados.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Passageiro tem de pagar mais de R$ 100 mil por atrapalhar voo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem que virou uma ameaça num avião da companhia United Airlines foi condenado a pagar mais de R$ 100 mil por comportamento agressivo em pleno voo. Segundo o New York Times, um passageiro de nome Alexander Michael Dominic MacDonald, 30, começou a gritar com a namorada dentro do avião.

Eleições municipais podem ter grande revés conservador no Reino Unido

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As urnas foram abertas na Grã-Bretanha na quinta-feira (2) para eleições locais e municipais, com o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, o prefeito de Londres Sadiq Khan e o líder do Reform UK, Richard Tice, indo às estações para votar. Mais de 2.600 assentos de conselhos estão prontos para

Criança salva pais durante tornado nos EUA: “Por favor, não morram”

Uma criança de 9 anos conseguiu evitar o pior durante o tornado que assolou o estado norte-americano de Oklahoma e que vitimou pelo menos quatro pessoas, no fim de semana passado. De fato, os pais de Branson, que se encontram internados em uma UTI, têm o seu filho agradecendo por estarem vivos, depois de o