Piquet se desculpa, mas diz que termo racista é usado no Brasil como ‘sinônimo de cara’

Publicado:

O ex-piloto Nelson Piquet emitiu comunicado em inglês pedindo desculpas fala racista ao se referir ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes (lembre aqui). O tricampeão de Fórmula 1 disse que não teve intenção de ofender o heptacampeão e que nem faria uma defesa, mas destacou que o termo é “historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa'”.
 
“O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções”, diz a nota.
 
Na entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira para o canal Motorsports Talk, no dia 3 de novembro de 2021, Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” ao comentar o acidente entre ele e Max Verstappen, da Red Bull, no Grande Prêmio de Silverstone em 2021. Os dois se tocaram e o holandês levou a pior, rodou na pista, passou em alta velocidade pela brita e acertou em cheio a barreira de pneus. Ele deixou o carro com ajuda dos fiscais e estava visivelmente tonto. Após interrupção por mais de 40 minutos, o piloto da Mercedes seguiu na disputa e venceu a corrida. O brasileiro disse que não usou a palavra de forma a menosprezar o heptacampeão.
 
“Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso”, completou.
 
Professor da FGV, o advogado Thiago Amparo explicou que o termo “neguinho”, usado por Piquet, é racista por inferiorizar pessoas negras.
 
“O uso da palavra ‘neguinho’ é uma forma comum de racismo no Brasil porque é empregada em especial para ressaltar algo de errado que se pensa que alguém fez, como quem diz que tal pessoa só poderia ter feito aquilo por ser negra. ?? uma palavra que, no diminutivo e no contexto, serve para reduzir de forma paternalista pessoas negras a inferiores intelectualmente”, esclareceu em entrevista à BBC.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Torcida do Santos invade CT Rei Pelé em protesto após goleada histórica para o Vasco

A tarde de terça-feira (19) foi marcada por um tumulto intenso no Centro de Treinamento Rei Pelé, onde torcedores apaixonados do Santos se...

Homens são flagrados brigando no Shopping Bela Vista em Salvador

Na tarde desta terça-feira (19), uma cena tumultuada tomou conta do...

CBF define datas e horários dos jogos da semifinal do Brasileiro Feminino

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas para os jogos da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino, um momento ansiosamente aguardado por...