TAGS

Porto Seguro: Comunidade indígena reclama de falta de transporte para estudantes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Moradores de uma comunidade indígena de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, protestaram nesta terça-feira (7) pela falta de transporte. Segundo o Radar 64, parceiro do Bahia Noticias, há dois dias não há transporte para estudantes da Escola Indígena Barra Velha. Por isso, nesta quarta-feira (8), os alunos da unidade de ensino tiveram de ir a pé para a escola. O problema atinge as aldeias de Bugigão, Xandó, Porto do Boi e Pará.
 
Na segunda-feira (5), a própria direção da escola informou em nota que não haveria ônibus escolar para os estudantes devido ao atraso de três meses de salários dos motoristas. No protesto desta terça, o cacique Aruã, presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), acusou o que chamou de “descaso com a educação escolar indígena”.
 
PREFEITURA
Em resposta, a secretaria de educação de Porto Seguro se pronunciou sobre o caso. Conforme a pasta municipal, os motoristas não receberam os pagamentos porque teriam descumprido duas determinações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), serem habilitados na categoria D e terem sido aprovados em curso especializado.
 
“Foram feitas diversas notificações em que se atribuiu prazo para que pudessem corrigir as falhas encontradas”, mas “elas nunca foram corrigidas”, o que resultou “na impossibilidade de pagamento dos valores, visto que essa é a única forma de obrigá-los ao cumprimento do que a lei ordena”, diz a nota.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caminhão tomba e carne é furtada na Bahia; vídeo mostra ataque de boi sobrevivente contra saqueadores

Um caminhão carregado de bois tombou em um trecho da BA-101 de Itajuípe, no Sul do estado. O fato ocorreu na manhã do último domingo (5) sentido Uruçuca, na mesma região. Segundo o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, moradores que estavam próximos ao local do acidente passaram a saquear os animais.

Câmeras corporais usadas por policiais farão dois tipos de gravação; entenda

As Câmeras Corporais que passarão a ser utilizadas por agentes de segurança das Polícias Civil, Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros do Estado, a partir do mês de junho, farão dois tipos de gravação. Uma das opções é a Gravação da Rotina, cujas imagens terão registro audiovisual contínuo e ininterrupto, sem

Vitória da Conquista contrata mais três jogadores para a Série B

O conquista segue montando seu elenco visando a disputa da Série B do Campeonato Baiano 2024. O clube anunciou, nesta segunda-feira (6), mais três jogadores que irão formar o elenco na disputa da competição. Foram anunciados pelo clube o goleiro João Victor, de 27 anos; o atacante Ruan Café, de 27 anos e o meio-campista