Presidente do Senado afirma que abrirá CPI do MEC, caso o pedido atenda os requisitos

Publicado:

Presidente do Senado afirma que abrirá CPI do MEC, caso o pedido atenda os requisitos

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que irá instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação, caso a solicitação cumpra os requisitos necessários. O senador, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), já retornou a coletar assinaturas para instalar a CPI.

???A posição da presidência do Senado em relação a requerimento de comissão parlamentar de inquérito deve ser uma posição linear, obediente à Constituição, obediente ao regimento. De modo que esse requerimento de CPI e outros requerimentos de CPI devem observar os requisitos que se exige para apreciação da presidência do Senado e, cumpridos os requisitos, toda e qualquer CPI será instalada”, declarou Pacheco.

O presidente do Senado também comentou que, apesar da prisão do ex-ministro da pasta, Milton Ribeiro, ser um fator relevante, não é algo que determina a instalação de uma comissão. Pacheco disse que a criação da CPI precisa ser narrada sobre uma “mínima prova”.

Até a tarde desta quarta-feira (22), o requerimento para criação da comissão tinha 26 das 27 assinaturas necessárias para poder ser protocolado.

SENADORES BAIANOS

Os senadores da Bahia,  ??ngelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD) ainda aguardam pelo posicionamento do partido para tomar uma decisão, enquanto Jaques Wagner (PT) já assinou a solicitação em março deste (veja aqui).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo Bolsonaro vai a Washington nesta semana para discutir sanções

Na próxima quarta-feira, dia 13 de agosto, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) embarca para Washington, Estados Unidos, com um objetivo claro: discutir...

Câmara já pagou R$ 11,5 mi em reembolsos médicos a deputados federais

Desde o início da atual legislatura em 2023, a Câmara dos Deputados já desembolsou impressionantes R$ 11,5 milhões em reembolsos médicos para seus...

Jornalista morto por Israel deixou carta para ser publicada nas redes

Em um ato de coragem, o jornalista da Al Jazeera, Anas Al-Sharif, de apenas 28 anos, previu sua morte em um ataque israelense...