Sexta Turma do STJ permite que três pessoas cultivem maconha para uso medicinal

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiram que três pessoas possam plantar maconha para fins medicinais, em uma decisão inédita. A votação foi unânime e aconteceu nesta terça-feira (14), ao analisar recursos de pacientes que usam a maconha como medicamento. 

Os pedidos eram para fazer o plantio da maconha, sem que possam ser enquadrados na Lei das Drogas e presos por isso. 

O julgamento vale apenas para esses casos específicos e não é vinculante. Mesmo assim, a decisão pode orientar processos similares que transitam em instâncias inferiores. 

O subprocurador-geral da República José Elaeres Marques argumentou que o cultivo da cannabis para uso contra doenças graves não deve ser considerado crime, por conta do excludente de ilicitude do estado de necessidade. 

“Não obstante a possibilidade de importar e conseguir o produto via associações, o preço ainda se revela fator determinante e impeditivo para a continuidade do tratamento em vários casos”, disse ele, que pontuou que o cultivo em casa, com auxílio de associações, barateia o processo.

Relator de um dos casos, o ministro Rogério Schietti afirmou que se trata de uma questão de saúde e “dignidade da pessoa humana”. “Hoje ainda temos uma negativa do Estado brasileiro, quer pela Anvisa, quer pelo Ministério da Saúde, em regulamentar essa questão”, criticou. “E assim milhares de famílias brasileiras ficam à mercê da omissão, inércia e desprezo estatal por algo que, repito, implica a saúde e bem-estar de muitos brasileiros, a maioria incapacitados de custear a importação dessa medicação”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

“Esperança”: Janja adota cachorrinha em meio a tragédia no RS. Vídeo

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula, adotou uma cachorrinha no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A cidade foi uma das mais de 340 afetadas pelas enchentes que atingem o estado desde a última segunda-feira (29/4). Em vídeo publicado nas redes sociais, Janja apresentou a cadela, que foi batizada de “Esperança”.

Suspeito é preso após assaltar uma farmácia, em Luís Eduardo Magalhães

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar acusado de cometer um assalto a mão armada em uma farmácia, na rua São Francisco, bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães.    Uma Guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento pelo centro da cidade, quando foi informado que estaria acontecendo um assalto na referida farmácia. Rapidamente

Chuvas no RS: chega a 78 número de mortos; municípios afetados são 341

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 78 o número de mortos em decorrência das enchentes que atingem o estado. O boletim foi divulgado às 18h, deste domingo (5/5), com o dados mais recentes sobre a tragédia climática que já afetou 341 municípios. Confira os dados: Municípios afetados: 341