Vídeo: enterro de Kaiowá morto em confronto com PM reúne 2 mil pessoas

Publicado:

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cerca de 2 mil pessoas acompanharam, nesta segunda-feira (27/6), o enterro de Vitor Guarani Kaiowá, indígena morto na última sexta no Mato Grosso do Sul em confronto com a Polícia Militar.
O enterro foi em Amambaí (MS) e ocorreu após a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF) realizarem acordo com o fazendeiro que ocupa a área ??? reivindicada pelos indígenas.
Veja vídeo com imagens do sepultamento:
???Desde que o corpo foi liberado, fizeram um velório e mantiveram o corpo, demandando o direito de enterrar sobre o território. E isso é uma questão importante para os povos Guarani Kaiowá???, disse um dos representantes do Cimi, que não quis se identificar.
Conflito entre indígenas, fazendeiros e policiais Amambaí, no Mato Grosso do Sul, é terra de conflito entre fazendeiros, policiais e indígenas da etnia Guarani Kaiowá. Os indígenas tentam retomar a área, ocupada atualmente por uma fazenda, e afirmam que as terras fazem parte da terra indígena Guapoy.
A reserva de Amambai é a segunda maior do estado em termos populacionais, com quase 10 mil indígenas. Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território que lhes foi roubado.
Na última sexta, o conflito causou a morte de Vitor, de 42 anos, e deixou outros sete indígenas feridos. Três policiais também foram atingidos por disparos e levados a um hospital no município de Ponta Porã (MS).
Ação do MPF O Ministério Público Federal (MPF) no Mato Grosso do Sul determinou, em caráter de urgência, a tomada de providências em relação ao conflito registrado entre indígenas guarani kaiowá, da aldeia Amambai, e policiais da região. A autoridade fará perícia antropológica na região entre 28 de junho e 1º de julho.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Vídeo: enterro de Kaiowá morto em confronto com PM reúne 2 mil pessoas apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Roberto Carlos ainda não sabe da morte de Erasmo, de quem se despediu ontem

O cantor Roberto Carlos ainda não soube da morte de Erasmo Carlos. O cantor despediu-se ontem do amigo, por telefone. A família de Erasmo...

Goleiro do Irã tem suspeita de concussão cerebral após choque em jogo

A vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã foi marcada por uma paralisação de quase 10 minutos no início...

Andressa Urach chora ao falar sobre o ex-marido: “É tudo ilusão, né?”

Andressa Urach reapareceu nas redes sociais nesse domingo (20/11), após receber alta do hospital psiquiátrico em que estava internada desde o início do mês....