Vila Sésamo vira alvo de críticas após Elmo ser vacinado contra Covid-19

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O monstrinho Elmo, do seriado infantil Vila Sésamo, foi vacinado contra o coronavírus. O anúncio foi feito menos de duas semanas após a FDA, agência que regula medicamentos nos EUA, autorizar o uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças que tenham de seis meses a cinco anos.

Elmo, que no seriado tem três anos e meio, disse em vídeo divulgado nas redes sociais que sentiu um “um pequeno beliscão [no momento da vacina], mas que estava tudo bem”. Seu pai, Louie, afirmou que o muppet vermelho estava “super-duper” (algo como super demais, em português) enquanto tomava a injeção.

“Eu tinha muitas dúvidas sobre Elmo tomar a vacina. ?? seguro? ?? a decisão correta? Conversei com nosso pediatra para fazer a escolha certa”, diz Louie olhando para a câmera. “Aprendi que a vacina é a melhor maneira para Elmo manter a si mesmo, nossos amigos, vizinhos e todos os outros saudáveis e curtindo as coisas que amam”.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sesame Street (@sesamestreet)

Não é a primeira vez que os personagens do Vila Sésamo participam de campanha para conscientização de pais e crianças durante a pandemia. Nos últimos dois anos eles apareceram em vídeos que reforçaram a importância de lavar as mãos, de manter o distanciamento social e de usar máscara de proteção para evitar a propagação do coronavírus.

Nesta semana, os muppets se tornaram alvo de críticas depois de aparecerem no vídeo que incentiva a vacinação de crianças. O senador pelo Texas Ted Cruz compartilhou a publicação do Vila Sésamo nas redes sociais e disse que Elmo “defende agressivamente” as vacinas para crianças menores de cinco anos, mas “sem citar evidências científicas” para isso. A publicação viralizou.

A FDA afirma que os imunizantes são seguros e eficazes. A agência liberou neste mês as vacinas da Moderna e da Pfizer para as crianças de seis meses a cinco anos com doses menores do que para adultos.

Testes com a vacina da Moderna registraram taxa de eficácia de 51% na prevenção da infecção por ômicron para crianças de seis meses a dois anos e cerca de 37% eficaz para aquelas entre dois e cinco anos. Já a vacina da Pfizer apresentou taxa de eficácia na prevenção da infecção por ômicron de 75% em crianças de seis meses a dois anos, e de 82% entre dois e quatro anos.

Não foi a primeira vez que um personagem do Vila Sésamo virou alvo de críticas por aparecer em uma campanha de conscientização. No ano passado, o pássaro amarelo Garibaldo causou revolta de negacionistas após afirmar que tomou a vacina nos Estados Unidos e que se sentia mais protegido contra a Covid-19. A publicação foi feita depois que os Estados Unidos autorizaram o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

O pássaro Garibaldo, que na história tem seis anos, foi atacado nas redes sociais. ?? época, Wendy Rogers, senadora pelo estado do Arizona, escreveu que o personagem era comunista por incentivar a vacinação.

Até esta quarta (29), 1.017.467 pessoas tinham morrido devido ao coronavírus nos EUA, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Trata-se do país com o maior número de óbitos registrados em razão do coronavírus no mundo. Além dos Estados Unidos, ao menos oito países já vacinam crianças abaixo de cinco anos contra a Covid usando as vacinas Soberana 02, do laboratório Sinopharm, e a Coronavac.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Don Juan fake é preso em SP após golpe de R$ 4 milhões em empresária

Em um desfecho dramático, Gustavo Peixoto Cordeiro, um homem de 26 anos, foi capturado na Vila Diva, zona leste de São Paulo, após...

Cobras são encontradas no final de linha de Plataforma

Na manhã desta quarta-feira (23), a tranquilidade na Rua Formosa do São João, em Paripe, foi abruptamente interrompida com a aparição de duas...

Veja 4 benefícios do açafrão para a saúde, da diabetes ao coração

O açafrão, conhecido também como cúrcuma, é uma joia da natureza repleta de benefícios para a saúde. Seu poder está principalmente na curcumina,...