Casos de varíola dos macacos em crianças e adolescentes são confirmados pela OMS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Casos de varíola dos macacos em crianças e adolescentes foram confirmados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (29). De acordo com a OMS, existem dois diagnósticos confirmados no Reino Unido e um sendo investigado na França, sendo que todos os pacientes estão com sintomas leves. 

 

“Não temos casos severos, mas é um grupo que nos preocupa. Precisamos fazer o possível para controlar o surto”, explicou o gerente de incidentes da OMS, Abdi Mahamud, de acordo com o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

 

Conforme o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apesar de a varíola dos macacos ainda não ser considerada uma emergência de saúde pública de importância global, existe uma urgência em organizar uma resposta coordenada internacional. 

 

A entidade informou também que o comitê de especialistas deve se reunir novamente para reavaliar a situação quando forem recolhidos novos dados.

 

Segundo Tedros, a doença já foi identificada em mais de 50 países. No Brasil, o Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (29) o número de casos confirmados da doença para 21. A pasta apontou que 14 pacientes estão no estado de São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, e dois no Rio Grande do Sul (saiba mais aqui).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...