Prefeito de Itaberaba rebate Rui e diz que gestão de hospital não será privatizada

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), rebateu o governador Rui Costa (PT) e disse que o projeto aprovado pela Câmara Municipal na quarta-feira (29) não vai entregar a gestão do Hospital Regional para a iniciativa privada.

 

Um dia depois, respondendo ao questionamento feito pelo Bahia Notícias, Rui afirmou que o projeto é contraditório ao acordo feito entre a gestão estadual e o município, tem “confusão formal” e indicou um possível desvio de finalidade na medida (entenda aqui e aqui).

 

“Ninguém em sã consciência, depois da luta árdua de dois anos para reabrir e construir esse hospital, entregaria a cessão ao Estado para ficar a mercê da regulação, tendo leitos de UTI dentro de Itaberaba. A busca foi para o hospital atender Itaberaba e região, com o apoio do Estado ou Federação, mas sob gestão municipal. Estamos aqui para assinar o convênio, seja com Governo do Estado ou Governo Federal.  A via de regra é o Estado assinar o convênio, mas se continuar o entrave, seguiremos com o Ministério da Saúde, onde já, inclusive, cumprimos todos itens que nos foram solicitados para avançar na proposta de custeio federal”, afirmou o prefeito em nota enviada ao BN.

 

“O próprio governador sabe que já temos legislação municipal para implantar a gestão via Organização Social, mas o projeto aprovado pela Câmara Municipal ainda não foi sancionado, é necessária uma análise minuciosa de todas questões jurídicas envolvidas. Não existe concessão firmada para nenhuma empresa privada como estão tentando disseminar, tão somente para desviar o foco real que é abertura imediata do hospital”, acrescentou o gestor.

 

Fechado há 15 anos, o espaço foi totalmente reformado e ampliado, ganhando ainda 10 leitos de UTI adulto. Segundo a Secretaria de Saúde, 90% dos recursos aplicados foram do Governo do Estado, aproximadamente R$ 30 milhões em investimento, e apenas 10% como contrapartida municipal. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já tinha informado que pretendia assumir imediatamente o Hospital em maio (veja mais).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...