Felix Mendonça como vice de ACM Neto seria o ajuste perfeito para o PDT

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Há três meses da eleição, a composição final da chapa do ex-prefeito ACM Neto (UB) para o governo do estado segue como uma incógnita. Isso porque a vaga de vice-governador, disputada atualmente por partidos da base do ex-gestor da capital baiana, a exemplo do PDT, PSDB e do Republicanos, é uma fronteira que só deve ser transposta pelo pré-candidato no limite do prazo estabelecido.

 

No seio do PDT baiano uma coisa é clara: a escolha de um membro da legenda traria mais fôlego e espaço para as candidaturas que almejam vagas na Câmara dos Deputados, uma vez que não há cadeiras suficientes para todos os interessados.

 

A lista de nomes é longa e inclui pedetistas que já ocupam cargos eletivos. Esse é o caso de Félix Mendonça Júnior, Léo Prates e Alex Santana, prediletos por terem maior proeminência dentro da sigla. Porém nomes como José Carlos Araújo, que já foi parlamentar, também são citados. Nessa situação, caso o presidente estadual Félix Mendonça seja escolhido para estar ao lado de Neto, o ajuste “seria perfeito”.

 

“Félix desde o início foi o nome que o PDT colocou como aquele que entendia, que representava melhor o partido, sua história, suas convicções”, disse Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e coordenadora de campanha do correligionário Ciro Gomes na Bahia.

 

Segundo ela, há um entendimento dentro do grupo de Neto e no próprio partido de que a escolha do vice será uma decisão coletiva. Matos acrescentou que, pessoalmente, o nome do dirigente tem a sua simpatia. “?? uma pessoa que eu particularmente votaria”, avaliou. Na visão da vice-prefeita de Salvador, a legenda deve conseguir eleger ao menos três pessoas da Bahia para a próxima legislatura.

 

Se consolidado, o ajuste seria bem parecido ao que aconteceu do lado oposto, quando o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), ex-pré-candidato a deputado federal, foi alçado ao posto de vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT). Com tal movimentação o partido passou a ter Fábio Villas-Boas como o principal postulante baiano ao Congresso.

 

Mendonça, por outro lado, disse que apesar de não apresentar seu nome como pré-candidato à vice, acredita na representatividade do PDT na tomada de decisão pelos membros do grupo. “Acho que vice não se postula a ser pré candidato, mas se tem um convite. O PDT ainda espera ter essa participação na chapa majoritária”, afirmou.

 

Para o parlamentar, a agremiação contribui muito, pois “está afastado das corrupções, que não se mistura com tudo de ruim que tem acontecido no país”.

 

Quem respiraria aliviado com a movimentação é Léo Prates. Ex-secretário de Saúde de Bruno Reis (UB), o deputado estadual se vê numa situação em que compete pela atenção dos partidários.

 

Nesta sexta-feira (1º), quando Ciro Gomes esteve na capital baiana, nenhuma agenda do presidenciável foi dedicada a Prates. Em conversa com a imprensa, no saguão do Hotel da Bahia, Leo Prates comentou sobre a relação PDT-UB. “Nossa aliança com ACM Neto é baseada em ideias. Neste momento o PDT almeja ter alguém na chapa majoritária para representá-lo”, comentou, defendendo que a pessoa escolhida seria a representação de Ciro no estado. 

 

Na visão de Prates, o seu partido seria o que mais agregaria ao projeto político de Neto. Entretanto, isso não condicionaria uma aliança nacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesmo sem Nobel, Trump continua saga em busca do título de pacificador

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, roubou a cena durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, realizado em Washington...

Sabesp, pedágios e gafes viram dor de cabeça para Tarcísio em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve enfrentar artilharia de adversários contra sua administração em assuntos, hoje já explorados, que vão...

Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio

Principais pontos: 1) Jair Bolsonaro escolheu o filho Flávio como candidato à Presidência em 2026, rompendo com a ideia de manter o espaço...