‘Não é um desfile militar, é um desfile do povo. Isso é independência’, diz Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Lula decidiu participar do cortejo ao 2 de Julho no meio da multidão. O pré-candidato a presidente petista estava na companhia do governador Rui Costa e do pré-candidato ao cargo Jerônimo Rodrigues. A caminhada começou na Lapinha e seguiu em direção ao Campo Grande.

Ovacionado, Lula destacou que a data precisa ser respeitada e disseminada pelo país. “?? importante que o povo brasileiro conhecesse o que é o 2 de Julho na Bahia. A independência foi feita com sangue, com morte de indígenas, padres, freiras, do povo trabalhador. Não é um desfile militar, é um desfile do povo. Isso é independência”, declarou Lula, que foi ovacionado com gritos de “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.

csm lulacapaf 58b6f8563e
Foto: PT/Divulgação

Os petistas participaram de um cortejo ao lado de parceiros políticos e de apoiadores. No início do percurso, Rui destacou o retorno da festa, que ficou dois anos suspensa por conta da pandemia da covid-19, e citou os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, que serão comemorados em 2023.

“O número de pessoas aqui é muito maior do que em 2019, quando conseguimos realizar pela última vez porque as pessoas estão com vontade de ir para a rua, comemorar, aproveitar essa data cívica”, disse.

ACOMPANHE AQUI A COBERTURA COMPLETA DO DOIS DE JULHO

“Queria destacar que esse 2 de Julho ganha uma importância extraordinária por comemorarmos os 200 anos de Independência. O povo baiano tem um histórico de luta, e vai lutando para superar fome, o desemprego e superar as dificuldades que o Brasil está passando”, completou.

Mais tarde, às 10h30, Lula, Rui e Jerônimo seguem para a Arena Fonte Nova, para dar seguimento às celebrações. Também está prevista a participação do senador Jaques Wagner no evento.

“A presença de Lula aqui significa a esperança para o povo da Bahia, o povo do Nordeste, e do povo brasileiro por dias melhores”, completou Rui.

Rui falou ainda sobre o significado da data que está sendo festejada hoje. “Aqui é um momento de alegria e comemoração. ?? a data que, para mim, representa a verdadeira Independência do Brasil e o meu desejo é que um dia essa data seja reconhecida nacionalmente. Uma coisa é a proclamação, o grito de independência, mas não se materializou nos meses seguintes. Se não fosse a Bahia, a independência poderia demorar mais ainda do que demorou”.

Além do governador, Geraldo Alckmin, que compõe a chapa de Lula como pré-candidato à vice-presidência, e Gleissi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT, marcaram presença na caminhada. Após o cortejo, Lula e aliados vão até a Fonte Nova para um evento do PT.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...