CBF divulga áudio do VAR em gol anulado do Cruzeiro contra Ituano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (8), o áudio do VAR no gol anulado do Cruzeiro no empate por 1 a 1 contra o Ituano, na última terça-feira (5), em duelo adiado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A entidade também anunciou que os profissionais assistentes do árbitro de vídeo passarão por um processo de reciclagem. 
 
 
Na nota oficial, a CBF informou que “os árbitros assistentes de vídeo e o gerente de qualidade envolvidos na partida entre Ituano e Cruzeiro serão encaminhados ao Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA).” A iniciativa tem como propósito melhorar a arbitragem brasileira. 
 
Pathrice Wallace Corrêa (RJ) estava como árbitro de vídeo na partida. Ele era auxiliado por Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Gilberto Corrale na cabine do VAR. No entanto, só os dois últimos passarão pelo processo de reciclagem. 
 

Gol anulado

 
 
Aos 44 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Matheus Bidu cruzou a bola para dentro da área e o atacante Edu apareceu para desviar para o gol. No entanto, o assistente Michael Correa já havia invalidado o lance em campo.
No áudio, a conclusão do impedimento é extremamente rápida. Ela dura três segundos, a partir do momento em que as linhas da defesa e do ataque são traçadas.  
 
Porém, a imagem disponibilizada pelo VAR mostrou as linhas traçadas de forma equivocada. A linha vermelha, que indica o ponto mais avançado do jogador do Cruzeiro, foi colocada em Edu, enquanto a azul – que seria o ponto mais extremo do último defensor do Ituano – não está posta no jogador correto. 
 
 
Na linha traçada pelo VAR, a referência do Ituano seria o lateral-esquerdo Roberto, que estava à esquerda da área defensiva do time paulista, na marcação do volante Adriano. Porém, aparentemente, o zagueiro Lucas Dias (camisa 3), é quem era o último homem e onde a referência deveria ser traçada. 
 

Áudio do VAR

 
O áudio do VAR mostra que o árbitro Bruno Arleu aponta que haveria impedimento de Edu no lance. A análise, a partir da constatação do momento exato do passe de Bidu até a conclusão, dura 40 segundos.
 

Confira o diálogo entre o árbitro e os assistentes do VAR:  

 
“Confirmada a decisão de campo. Prossiga”, disse a cabine do VAR.
 
“Impedimento, né?”, questionou Bruno Arleu.
 
“Perfeito, impedimento”, concluiu o VAR.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intermunicipal começa domingo com jogo isolado; Porto e Eunápolis de fora

Quatro seleções representarão o extremo sul baiano no Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes, que começa no próximo domingo (038), com jogo isolado na cidade...

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...