Gana registra 2 casos fatais de Marburg, vírus da família do Ebola

Publicado:

Gana registrou nesta sexta-feira (8) a morte de dois pacientes  infectados com o vírus Marburg, da família do Ebola. O alerta foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que primeiras amostras analisadas deram positivo para o patógeno e estão em outro laboratório para confirmação. Segundo o Metrópolis, parceiro do Bahia Notícias, essa é a primeira vez que o vírus é detectado no país.

O Marburg é um vírus muito letal, levando a óbito cerca de 88% dos pacientes infectados. Não há tratamento nem vacina. Os principais sintomas aparecem entre 2 e 21 dias depois da exposição e são: diarréia, febre alta, dor muscular, dor de cabeça severa, náusea e vômitos. O vírus também causa febre hemorrágica.

Os casos notificados até hoje aconteceram em Angola, Congo, Quênia, África do Sul e Uganda, todos países do sul e oriente do continente. Gana fica no ocidente da África. O vírus Marburg consta na lista da OMS como um patógeno de interesse, que pode causar uma pandemia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente a Lei 15.199/2025, que estabelece a realização da campanha Setembro Amarelo todos os anos...

Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta recente sobre o crescimento alarmante de casos de sarampo nas Américas. Em comparação com...