Importação de diesel da Rússia pode começar em 60 dias, diz Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (11/7), que a importação de diesel da Rússia pode acontecer em 60 dias, às vésperas do primeiro turno das eleições.

???Está acertado, em 60 dias já pode começar a chegar aqui, já existe esta possibilidade???, afirmou ele em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

Se confirmada a importação, a medida iria na contramão de vários países que têm adotado uma série de sanções contra os russos ??? como o embargo a importações de petróleo e derivados ??? em razão do conflito com a Ucrânia, que já dura quatro meses.

???A Rússia continua fazendo negócio com o mundo todo, parece que as sanções econômicas não deram certo. Tanto é que a Alemanha teve agora 40% do gás cortado. A energia da Europa depende em grande parte da importação de gás da Rússia. O rublo, que o pessoal achou que ia virar pó, foi o que mais valorizou no corrente ano. ?? um grande país, tem o dobro da extensão nossa. E o Brasil manteve uma posição de equilíbrio, lógico que a gente gostaria que não houvesse guerra???, prosseguiu Bolsonaro.

No fim de junho, Bolsonaro conversou, por telefone, com o presidente russo, Vladimir Putin, para tratar de temas como segurança alimentar e energética e a aquisição de combustível.

Entenda O diesel está com alta demanda no mercado internacional. No Brasil, o combustível atingiu o maior valor da série histórica, iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004.

O Brasil é considerado estruturalmente ???deficitário??? em óleo diesel. No ano passado, por exemplo, quase 30% da demanda total veio de fora.

De acordo com representantes do setor ouvidos pelo Metrópoles, há risco de desabastecimento no Brasil caso não haja sinais de que o preço do mercado será mantido. A crise, inclusive, aconteceria durante o momento de maior exportação de grãos, entre junho e julho, o que poderia agravar a dimensão dos problemas que se avizinham.

Historicamente, o consumo de diesel é mais alto no segundo semestre em razão das sazonalidades das atividades agrícola e industrial. Segundo fontes do governo, o Ministério de Minas e Energia já trabalha com a expectativa de que o consumo do combustível neste ano supere a quantidade consumida em 2021.

O comitê de campanha do presidente Jair Bolsonaro considera a pauta prioritária em um cenário em que o mandatário da República trabalha para ser reeleito.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post Importação de diesel da Rússia pode começar em 60 dias, diz Bolsonaro apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japão aprova reativação da maior usina nuclear do mundo

O Japão deu um passo decisivo para permitir que a maior usina nuclear do mundo retome as operações, quase 15 anos após Fukushima,...

Ações da Havaianas registram queda após polêmica em campanha publicitária com Fernanda Torres

Ações da Havaianas caem após polêmica com Fernanda Torres. A Alpargatas (ALPA3) registrou baixa de preço após críticas nas redes sociais a uma...

Veja momento em que político é preso por assassinato de vereador

O suplente de vereador em Magé, na Baixada Fluminense, Mário Jorge Soares Gentil, conhecido como Mário Gentil (Solidariedade), foi preso temporariamente nesta segunda-feira,...