Lula silencia sobre morte de ex-líder angolano, apesar de proximidade

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve-se em silêncio sobre a morte do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, na sexta-feira (8).

O petista tinha grande proximidade com o líder africano, que ficou 38 anos no poder, em um governo marcado por corrupção e desrespeito aos direitos humanos.
Lula visitou diversas vezes o país africano e foi importante para abrir portas para empresas brasileiras, especialmente empreiteiras, que obtiveram financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Esses repasses depois foram alvo da Lava Jato.

Em uma viagem em 2014, já como ex-presidente, o petista deu uma camisa da seleção brasileira a Dos Santos, usou o avião presidencial e foi a evento na fundação do angolano. Também o elencou como testemunha de defesa em uma ação penal.

O silêncio de Lula contrasta com manifestações de pêsames anteriores deles a personalidades estrangeiras que morreram, como os ex-presidentes Tabaréz Vázquez (Uruguai), Jacques Chirac (França) e Jorge Sampaio (Portugal), entre outros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão aprova isenção de visto para turistas de Austrália, Canadá e EUA

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar o Projeto de Decreto Legislativo...

Mulher é condenada por assediar pais de Madeleine McCann

Uma mulher polonesa, identificada como Julia Wandelt, foi declarada culpada nesta sexta-feira pela Justiça do Reino Unido por assediar os pais...

Taiwan pede apoio da União Europeia em raro discurso sobre ameaças da China

Em um discurso raro na última semana em Bruxelas, a vice-presidente de Taiwan, Bi-Khim Hsiao, destacou a importância de fortalecer os...