Ministério da Saúde aprova uso da Coronavac em crianças entre 3 e 5 anos

Publicado:

Nesta sexta-feira (15/7) foi aprovada a utilização do imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, para crianças de 3 a 5 anos.

A pasta ??? após reunir-se com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações da Covid-19 (CTAI) ??? aprovou a inclusão do imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária. A Coronavac passa a ser a primeira vacina contra a COVID-19 aprovada, no país, para essa faixa de idade.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária, mas a imunização só poderia começar após o aval do Ministério e a inclusão da vacina no PNI.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que recomenda aos estados a ampliação da vacinação para essa faixas, porém, alerta que a imunização deve ser realizada com os estoques ainda disponíveis nos municípios enquanto o ministério negocia a compra de novas doses.

Para o médico Ricardo Gurgel, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que chegou a ser nomeado para o PNI, mas não chegou a assumir, “esta é uma ótima notícia, é uma luta que a SBP vinha fazendo junto aos órgãos governamentais”.

Segundo ele, agora uma parcela importante da população, as crianças de três a cinco anos, poderá ser protegida por um imunizante de eficácia comprovada. Gurgel ressaltou que é necessário vacinar essas crianças o mais rápido possível e assim garantir uma proteção mais ampla contra a doença.

Segundo a nota do ministério, a decisão será formalizada em nota técnica aos Estados, assim como o cronograma de entrega de doses adicionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudança climática pode aumentar frequência e intensidade de tornados

O desastre que devastou 90% da cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu e deixou pelo menos 750 pessoas feridas serve como um...

Três pessoas morrem após ônibus derrubar muro em estacionamento, em São Paulo

Um grave acidente ocorreu na manhã deste sábado (8) na rua Vieira Martins, no Brás, região central de São Paulo. Um ônibus colidiu...

‘Vamos apoiar na reconstrução’, diz coordenador do CNAD após tornado no Paraná

O estado do Paraná foi devastado por um tornado que afetou principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu. Com ventos que ultrapassaram...