Aliados calculam que Lula conquistará base de 290 deputados na Câmara

Publicado:

Aliados e integrantes da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) calculam que, se eleito ao Palácio do Planalto este ano, o petista poderá contar uma base de até 290 deputados federais.

 

De acordo com a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícais, pelas projeções desses aliados, os sete partidos de esquerda que hoje compõe a coligação da chapa Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PSOL, Solidariedade, PV e Rede) conseguirão eleger juntos 170 deputados.

 

Por essas mesmas contas, partidos de centro que poderão estar ao lado do ex-presidente num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) devem eleger outros 120 parlamentares na Câmara. Nesse grupo, aliados do ex-presidente incluem futuros deputados federais de partidos como PDT, PSD, MDB e até mesmo do União Brasil e do Republicanos.

 

Caso a previsão se concretize, Lula terá uma margem de aliados para ter alguma influência nas negociações para sucessão de Arthur Lira (PL-AL) na presidência da Câmara.

 

O quórum de 290 deputados, porém, ainda é insuficiente para aprovar mudanças na Constituição Federal. Para aprovar PECs, é necessário apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advogada e funcionários da Caixa são alvo da PF por fraude em FGTS de jogadores

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação Fake Agents, que investiga um esquema de saques fraudulentos do...

Direita sem cabeça, sem comando, sem projeto para o país e dividida

O presidente da Câmara, Huguinho Motta, enfrentou mais um revés ao escolher o deputado licenciado Guilherme Derrite como relator do projeto de lei...

Mancha alvi Verde assume que planejou emboscada que matou cruzeirense

A Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, reconheceu sua responsabilidade pela emboscada que provocou a morte de um torcedor do...