Mais de 70% das drogas apreendidas no Nordeste vieram da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia lidera o ranking de apreensões de drogas no Nordeste. Das 4,3 toneladas de drogas apreendidas na região durante as ações da Operação Narco Brasil, que aconteceram de 27 de junho a 6 de julho, 3,3 toneladas foram capturadas no estado baiano. O montante representa 77% de todo entorpecente apreendido no território nordestino. 

A maconha, que vive um momento singular após décadas de total proibição no Brasil, em que cada vez mais decisões judiciais têm liberado seu cultivo e consumo medicinal, segue com o uso recreativo e a comercialização proibidos. No entanto, foi a droga mais apreendida pela operação no estado: 2,7 toneladas. Em seguida, aparece na lista a cocaína, com 630,1kg interceptados, 8,7 kg de crack e mais 29 unidades de ecstasy. 

Durante a Narco Brasil, ainda foram capturadas 220 armas na região Nordeste. Desse total, quatro revólveres e 17 munições foram recolhidos na Bahia. Além das apreensões, a operação também realizou 90 prisões no estado. 

A Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) explica que a liderança da Bahia está ligada a utilização da zona como trajeto das principais organizações especializadas na comercialização de drogas.

Ainda de acordo com a SSP, a apreensão é fruto ???do intenso trabalho de inteligência para a descoberta da rota utilizada pelas grandes quadrilhas especializadas na venda de entorpecentes???, em parceria com a Polícia Militar (PM-BA) e a Polícia Civil (PC-BA). 

Depois da Bahia, as maiores apreensões foram em Pernambuco e no Maranhão, respectivamente. Em Pernambuco foram coletados 377 kg de maconha; 39,4 kg de cocaína; 94,5 de crack e 4 unidades de ecstasy. Já no Maranhão 116,4 kg de maconha; 1,2 kg de cocaína e 3,3 kg de crack foram confiscados. 

Se comparado com os estados que ocupam o segundo e o terceiro lugar em quantidade de apreensões de maconha, a liderança da Bahia fica ainda mais aparente: 447%, mais que o quíntuplo dos 493,4 kg registrados nas duas regiões juntas. 

O Ceará ficou em quinto no montante total de drogas apreendidas: 39,2 kg de maconha;
2,5 kg de cocaína e 2,2 kg de crack. Na Paraíba, foram 24,7 kg de maconha; 1,3 kg de cocaína e 13,3 kg de crack. Em Alagoas, foram 22,1 kg de maconha; 2 kg de cocaína e 0,9 kg de crack. Já no Rio Grande do Norte, 3,7 kg de maconha; 5,9 kg de cocaína e 5,1 kg de crack. Por último, Piauí: 13,2 kg de maconha e 0,15 kg de cocaína.

Nos 10 dias de operação foram realizadas 1213 prisões em todo o Nordeste. A Bahia está em quinto lugar: 542 em Pernambuco; 124 no Ceará; 123 Sergipe; 103 no Rio Grande do Norte; 90 na Bahia; 87 na Paraíba; 75 em Alagoas; 55 no Maranhão e 14 no Piauí. O mesmo número de mandados de buscas e apreensão foram executados, dos quais foram capturados, além das 220 armas, mais 1.076 munições. 

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Narco Brasil teve a participação das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Polícias Civis, Militares e Rodoviária Federal. 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia estoura ponto de armazenamento de armas e drogas de grupo associado ao Comando Vermelho em Salvador

Forças estaduais e federais da Segurança Pública deflagraram, na manhã desta segunda-feira, a Operação Inquilinos, visando um...

General do Exército russo é morto em explosão de carro em Moscou

Um general do Exército russo foi morto na explosão de um carro no sul de Moscou, em um ataque que as autoridades atribuem...

Comando Vermelho é alvo de operação policial em Salvador nesta segunda-feira

Uma operação policial tem como alvo integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na manhã desta segunda-feira...