STF cria comissão para discutir impasses da proposta de redução do ICMS

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela criação de uma comissão especial para apresentar propostas de solução para o impasse federativo entre a União, os estados e o Distrito Federal na questão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis. Estados questionaram junto á Suprema Corte a proposta que limitou a cobrança, gerando impacto direto nas arrecadações estaduais. A primeira reunião está prevista para o dia 2 de agosto. O prazo para a conclusão dos trabalhos é 4 de novembro. 

A comissão será formada por até cinco representantes dos estados e do Distrito Federal e cinco da União. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também deverá designar servidor com poderes para disponibilizar elementos probatórios de interesse da instrução, entre os quais as informações sobre a receita tributária de ICMS de cada ente subnacional, em cada um dos 12 meses anteriores a junho de 2022 e dos meses seguintes. 

A decisão foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 984, na qual o presidente da República pede a limitação da alíquota do tributo, nos 26 estados e no Distrito Federal, à prevista para as operações em geral. A mesma decisão se aplica à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7191, em que 11 estados, entre eles a Bahia, questionam regras da Lei Complementar federal 192/2022 que determinaram a uniformidade, em todo o território nacional, das alíquotas do IICMS incidente sobre combustíveis.

Em audiência de conciliação realizada em 28 de junho, os estados fizeram diversas propostas para mitigar o impacto das novas regras tributárias sobre a arrecadação do ICMS que, segundo eles, provocará ???redução das verbas nas áreas de saúde e educação???. Em contraproposta, a União relatou o aumento da arrecadação nos últimos anos pelos estados e sugeriu o monitoramento dos impactos efetivos da nova legislação, ao longo dos próximos meses, até o final do 1º trimestre de 2023.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luciano entra para seleta lista de artilheiros do São Paulo. Confira

O atacante Luciano, do São Paulo, fez história ao marcar seu 100º gol pelo clube durante a vitória contra o Bahia. A partida...

Augusto Heleno pede ao STF revisão de multa: “Situação de miséria”

A defesa do general Augusto Heleno, que foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de...

Esposa atualiza estado de motorista de app esfaqueado por passageiro

Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Ceilândia,...