PL faz convenção, mas adia decisão sobre candidatura de Viana ao governo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O diretório mineiro do Partido Liberal (PL) reuniu seus filiados nesta quarta-feira (20/7), na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, mas não oficializou a candidatura do senador Carlos Viana ao governo estadual.
Durante a convenção da sigla, os liberais decidiram dar amplos poderes à cúpula da legenda em Minas para definir se haverá ou não um postulante próprio ao Palácio Tiradentes. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também terão influência na decisão.

As definições referentes às convenções partidárias devem ser tomadas até o próximo dia 5. As candidaturas precisam ser registradas junto à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. 
Como mostrou mais cedo o Estado de Minas, Viana busca vencer a resistência de parte dos deputados do PL, que desejam apoiar a reeleição de Romeu Zema (Novo). Apesar dos entraves, garantiu que só sairá do páreo se a direção do partido, em conjunto com Bolsonaro, assim decidir.
???Na semana que vem vamos sentar em Brasília (com Costa Neto e Bolsonaro) e resolver essa questão. Estou confiante que nos próximos dias vocês terão a notícia do meu nome confirmado como candidato do PL???, disse o senador.
 

???O ideal é que estejamos unidos???

Viana se filiou ao PL em 1° de abril deste ano, no fim da janela para trocas partidárias. Ele deixou o MDB a fim de dar palanque a Bolsonaro em Minas.
???O ideal é que nós, do partido, estejamos unidos pelo mesmo propósito. Sou pré-candidato ao governo e não vou desistir disso. Coloquei isso com muita clareza para os deputados, mesmo com toda a resistência que venho enfrentando, e de forma legítima. Mas essa decisão será tomada de forma nacional???, afirmou.
Mesmo sem ser oficializado como candidato ao governo, Viana fez discurso durante a convenção do PL e um apelo aos parlamentares liberais em prol de sua participação na eleição estadual. 
???O presidente precisa de palanque no estado. Eu venho deixando claro para todos que quem levanta o braço do presidente em Minas sou eu???, assinalou.
???Existem várias tentativas da união da direita que não foram bem sucedidas porque quem está governando o estado não quer o apoio do presidente. Muito bem! Então vamos para a disputa???, continuou, em crítica a Zema.
Pesquisas a respeito da disputa eleitoral no estado apontam Viana em terceiro lugar. Ele aparece atrás de Zema, o líder, e Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte. 
O deputado estadual Bruno Engler, que tentará a reeleição e é próximo a Bolsonaro, chamou Viana de “futuro governador” do estado.

Marcelo Álvaro também não é oficializado

O pré-candidato de Bolsonaro ao Senado, por Minas, é o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, também pertencente aos quadros do PL. Assim como a candidatura de Viana, a participação dele no pleito não foi referendada.
Segundo Álvaro Antônio, não há resistência interna em torno de seu nome. ???Estou absolutamente tranquilo, e no momento certo o registro da candidatura vai acontecer???, projetou.
O PL conversa com o Republicanos, partido da base aliada ao governo federal, para formar uma aliança em Minas. ???O Republicanos é parceiro em nível nacional e pode ser também em nível estadual. Outros partidos estão sendo sondados. A conversa existe???, explicou o pré-candidato a senador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vegetti faz postagem enigmática e deixa no ar saída do Vasco; assista

Parece que o futuro de Pablo Vegetti no Vasco da Gama está próximo de ser definido. O atacante argentino recebeu uma proposta do...

Janja mostra Lula de sunga durante férias: “Recarregamos as energias”. Veja vídeo

Meta descrição: Janja publicou, no sábado (10/1), vídeo com Lula na Restinga da Marambaia, Rio de Janeiro, destacando convivência entre posições políticas e...

Polícia prende dois homens por tráfico de drogas em Maraú durante operação conjunta

Operação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão no município de Maraú, sul da Bahia, com...