Comunidade reclama de problemas na USF de São Gonçalo; secretaria nega

Publicado:

Seis meses. Essa é a quantidade de tempo que a Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Maurício Abel, no bairro de São Gonçalo, em Salvador, está sem gerência. De acordo com moradores, a situação é apenas uma parte da série de problemas enfrentados pelos pacientes que buscam atendimento no local.

 

Composto por 4 equipes o quadro de funcionários do equipamento estaria, segundo denunciantes, sem um dos médicos e sem agentes comunitários há pelo menos 8 meses. 

 

Os problemas seriam recorrentes e acontecem desde a inauguração, em 2020. Segundo os pacientes da USF, há uma quantidade pequena de pessoas trabalhando no administrativo, o local não possui porteiro ou agente de portaria.

 

Além dos problemas já descritos, o serviço de saúde não estaria oferecendo vacinação contra Covid-19 e a vacina contra gripe não está sendo oferecida com frequência.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “a unidade já retomou a imunização da população adulta contra a Covid-19, dentre outras vacinas ofertadas à toda população local”.

 

“O Distrito Sanitário vinha realizando a vacinação ‘itinerante’ com a proposta de beneficiar todas as comunidades do território do Cabula, incluindo São Gonçalo. Ou seja, a vacinação foi assegurada para todo o público adulto e infantil da região”, destacou a pasta através de nota.

 

A SMS negou que as equipes da USF Padre Maurício Abel estão incompletas e disse que a saída de um profissional de medicina contratado pelo programa Mais Médicos pode ter causado o “ruído de informação”. Segundo a secretaria, o médico foi imediatamente substituído.

 

A falta de uma pessoa na gerência foi admitida pela gestão municipal, que afirmou estar em andamento a nomeação de um titular para a vaga, assim como também está buscando contratar um agente comunitário para suprir o déficit em uma das equipes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...