Mutuípe: Secretaria investiga suspeita de varíola dos macacos em adolescentes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A prefeitura de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, informou neste domingo (24) que apura dois casos da chamada “varíola dos macacos” [vírus Monkeypox]. Segundo a secretaria de saúde local, as pessoas identificadas, dois adolescentes de 15 e 17 anos, estão isoladas em casa.

 

Conforme o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, os dois adolescentes residem na zona rural do município estão sem sinais de gravidade. A secretaria também informou que já coletou material genético dos jovens e enviou para análise da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 

Também foi informado que já foram tomadas as medidas sanitárias e familiares dos adolescentes seguem sendo monitorados.

 

Até o momento foram confirmados três casos da virose na Bahia. Os casos ocorreram em Salvador. O primeiro registro foi no dia 13 de julho (ver aqui). 

 

Pacientes com varíola do macaco costumam apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão, e os sintomas duram de duas a quatro semanas.

 

A erupção cutânea, que começa entre um e três dias após o aparecimento da febre, tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...