HGRS realiza workshop para tratamento do aumento benígno da próstata

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) sediará, entre quarta (27) e quinta-feira (28), um workshop sobre uma nova tecnologia baseada em um processo minimante invasivo para tratamento de hiperplasia benigna de próstata (HBP). 

 

O evento incluirá apresentação do procedimento, uso de simulador e cirurgias com a nova técnica, acompanhadas de especialistas de produtos desenvolvedora da tecnologia.

 

Também conhecida como aumento da glândula da próstata benigno, a HPB é uma patologia urinária comum em homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de pessoas do sexo masculino em todo o mundo, sendo o primeiro motivo de visitas de homens a urologistas.

 

“O UroLift é um método endoscópico com o mínimo de intervenção, ou seja, pacientes que têm risco cirúrgico maior podem ser submetidos a esse procedimento”, explica Joabe Carneiro, médico urologista do HGRS e um dos coordenadores do evento.

 

O procedimento consiste na inserção do dispositivo através da uretra por uma bainha rígida sob visualização cistoscópica, para poder chegar à área da obstrução. Os lobos prostáticos que causam a obstrução são retraídos por pequenos implantes permanentes, inseridos através de uma agulha que sai do dispositivo de aplicação. Cada aplicador contém um Implante. Normalmente são posicionados quatro a seis implantes na próstata.

 

Durante o evento, segundo a gestão do HGRS, os participantes terão acesso à execução do procedimento. Dessa forma, pretende-se proporcionar experiência para os profissionais que nunca tiveram acesso a essa nova tecnologia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...