Cleitinho Azevedo: ‘Se eu não morrer, sou candidato a senador’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual mineiro Cleitinho Azevedo (PSC) garante que sua presença na disputa por um assento no Senado é plano irreversível. “Volta (na decisão) só se eu morrer. Se eu não morrer, sou candidato a senador”, diz, ao Estado de Minas.

Embora seu partido caminhe para apoiar a reeleição do governador Romeu Zema (Novo), o parlamentar tende a ficar independente nas disputas pelos palácios do Planalto e Tiradentes. O cenário só pode mudar se houver sinal claro vindo de alguma chapa. “Ninguém está me abraçando. Por que tenho de abraçar?”, explica.

Em 2018, Cleitinho foi eleito pelo antigo PPS – atual Cidadania. A agremiação compôs a frente em torno de Antonio Anastasia (à época no PSDB). O deputado, contudo, apoiou Zema.

“Vesti a camisa dele, dei minha cara para bater, levei a Divinópolis, fiz vídeos e um monte de coisas. Ele ganhou e eu ganhei (a eleição); agora, foi apoiar outro cara. Não vou mais ficar me doando para as pessoas que não se doam a mim. Vou ficar com o povo”, lamenta, em menção indireta à adesão de Zema à pré-candidatura de Marcelo Aro (PP) ao Senado.

A oficialização de Cleitinho como postulante ao Senado deve ocorrer em 5 de agosto, quando o PSC fará sua convenção estadual. Até lá, ele fará viagens por algumas cidades do estado – nesta semana, cumpre agendas no Norte mineiro. “Estou firme. O partido me garantiu a vaga. Está tudo alinhado”.

Ontem, o pastor Everaldo Pereira, que por muito tempo foi o principal líder nacional do PSC, voltou oficialmente à presidência da agremiação. O religioso foi afastado do comando em 2020, após ser preso na operação que mirou irregularidades ligadas à saúde pública na gestão de Wilson Witzel, à época governador do Rio e também filiado ao PSC.

Eleito com discurso anticorrupção, Cleitinho quer manter distância do pastor e aponta ausência de interferência da cúpula federal do PSC nas decisões tomadas em Minas. O diretório estadual é comandado pelo deputado federal Euclydes Pettersen. “Não tem presidente nacional que meta a colher”, assegura o pré-candidato ao Senado.

‘Combate às regalias’

Na semana passada, Zema sancionou Projeto de Lei (PL) de Cleitinho. O texto proíbe que os três poderes estaduais façam pregões para adquirir bens considerados de luxo. A ideia é que os artigos comprados pelas autarquias públicas não tenham características além das necessárias.

“O projeto é para dar um recado e mostrar que, se um político ou o Judiciário quiserem fazer compra de lagosta, uísque e vinho, essas coisas supérfluas, que façam do próprio bolso. Se quiserem alugar um carro importado, aluguem com o dinheiro deles”, sustenta.

O texto sobre os bens de luxo é assinado, também, por Bartô (PL). Antes de conseguir a aprovação da sugestão, Cleitinho já havia tentado emplacar propostas de teor parecido.

“Desde que entrei na Assembleia, uma das pautas pela qual mais luto é o combate aos privilégios e às regalias. Um dos primeiros projetos que fiz foi para tirar o auxílio-moradia e o auxílio-paletó. (Foi) engavetado. Depois, fiz a PEC do Miserê, que tirava os penduricalhos de Legislativo, Executivo e Judiciário; também engavetada”.

Intenções de voto

Deputado estadual em primeiro mandato, Cleitinho está bem cotado em levantamentos de intenções de voto a respeito do Senado. No início do mês, pesquisa Genial/Quast apontou que ele tem 19% das intenções de voto, ante 7% de Alexandre Silveira (PSD).

Aécio Neves (PSDB), que figura na ponta em outras sondagens, não teve o nome apresentado nessa coleta, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.

Um dos irmãos do parlamentar, Eduardo Azevedo, é vereador em Divinópolis e pré-candidato a deputado estadual. Outro irmão de Cleitinho, Gleidson, é o prefeito da cidade do Centro-Oeste do estado. Ambos pertencem aos quadros do PSC.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Neymar, elenco do Santos se reapresenta para a temporada; veja

O Santos FC, junto da comissão técnica, se reapresentou na sexta-feira, 2 de janeiro, iniciando a pré-temporada de 2026. Os jogadores voltaram ao...

PMs são investigados por agredir suspeito e exigir senha de celular

Dois policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem em Candido Motta, interior de São...

De saída do Atlético-MG, Guilherme Arana se despede do clube; confira

Meta descrição: Guilherme Arana se despede do Atlético-MG em 2 de janeiro, com rumores sobre o futuro. Relembre a passagem do jogador, números...