Protocolo contra ‘monkeypox’ está recebendo contribuições de especialistas, afirma Reis

Publicado:

O prefeito Bruno Reis (UB) revelou, nesta quinta-feira (28), que a equipe responsável pelo a elaboração do protocolo municipal contra a proliferação da varíola dos macacos em Salvador está se reunindo com pesquisadores para a definição da estratégia. A capital baiana tem atualmente cinco casos confirmados.

 

“Estamos internamente definindo esses protocolos. Estão sendo ouvidos técnicos especialistas. [Essa é] uma das ações que todos nós podemos fazer para inibir a transmissão, seguindo protocolos, tomando cuidado”, revelou o gestor.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a construção de uma diretriz própria para orientar os profissionais de saúde localmente está em processo de finalização (veja aqui). 

 

Enquanto não há a implementação, segundo a pasta, as recomendações utilizadas são as definidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

As equipes que atuam na rede municipal foram capacitadas com os protocolos destas instituições e estão conduzindo os atendimentos com base em tais documentos, salientou a secretaria ao Bahia Notícias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o encontro, ele compartilhou...

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...