Minas Gerais registra primeira morte pela varíola dos macacos no país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (29), o primeiro óbito em decorrência da infecção pelo vírus da varíola dos macacos. A vítima foi um paciente adulto de Uberlândia, em Minas Gerais.

 

Esta é a primeira morte pelo agravo fora do continente africano. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco pessoas já morreram por conta do “monkeypox”, nome dado ao surto da doença, desde janeiro deste ano.

 

MONKEYPOX NA BAHIA
A Bahia tem cinco casos confirmados da varíola dos macacos, todos em Salvador. Devido ao número de pessoas com o vírus, a gestão da capital prepara um protocolo municipal de ação.

 

?? imprensa, na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito Bruno Reis (UB) disse que a política está na fase de recebimento de contribuição de especialistas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a construção da diretriz própria para orientar os profissionais de saúde localmente está em processo de finalização (veja aqui). 

 

Enquanto não há a implementação, segundo a pasta, as recomendações utilizadas são as definidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

As equipes que atuam na rede municipal foram capacitadas com os protocolos destas instituições e estão conduzindo os atendimentos com base em tais documentos, salientou a secretaria ao Bahia Notícias. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...