Boric anuncia universalização do acesso aos serviços de saúde no Chile

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta quinta-feira (28) que o sistema de saúde pública do país será gratuito para toda a população. Promessa de campanha do ex-líder estudantil, a medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (1).

 

Atualmente, para ser atendido, o cidadão chileno precisam pagar pelos serviços. No modelo atual, apenas as pessoas com mais de 60 anos ou com renda inferior a US$ 420 mensais são isentas de cobrança.

 

Em um discurso publicado no Twitter, Boric falou sobre o impacto no novo formato de participação, que deve beneficiar 5 milhões de usuários. 

 

“Muitas gerações de chilenos e chilenas sonharam com o que hoje estamos avançando em converter a uma realidade, que é um sistema de saúde público, gratuito, para todas e todos os usuários do Fundo Nacional de Saúde do Chile”, disse o chefe do Executivo.

 

Um Sistema Nacional de Saúde deve ser criado para gerir a rede de assistência chilena, caso a nova Constituição seja aprovada no referendo de 4 de setembro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...