Drauzio Varella cobra reação do Ministério de Saúde contra Varíola dos Macacos

Publicado:

O doutor Drauzio Varella, conhecido por popularizar informações sobre medicina, cobrou uma reação do Ministério da Saúde no combate contra a Varíola dos Macacos. Segundo o médico, a reação do governo brasileiro contra a doença está sendo “devagar”.

“Veja o que aconteceu no Brasil. A doença chegou em maio, nós já temos mais de 1.000 pessoas infectadas. Nós estamos num surto epidêmico e acho que estamos, pra variar, reagindo devagar”, disse Varella em entrevista à Globonews.

O médico afirmou que o Brasil deve agilizar a disponibilidade de vacinas contra a Varíola humana, que não é produzida no país desde 1980, quando a doença foi considerada erradicada. 

“A varíola dos macacos é igual à humana? Não, não é igual. Mas o vírus é muito parecido. O ministério tem que agir ativamente para conseguir vacinas, as poucas que existem no mundo.”, explicou o médico.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, as primeiras doses do imunizante devem chegar ao Brasil ainda neste ano, em setembro. Sendo que serão distribuídas 20 mil doses no início e depois serão disponibilizadas mais 30 mil no mês de outrubro  (veja mais aqui).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil tem 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15

O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre intoxicações por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Até esta sexta-feira, foram confirmados 58...

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (23), a apreensão de um lote falsificado do Chá Pronto Para Consumo Multi...

Crianças com hemofilia terão terapia menos invasiva pelo SUS

Joana Brauer é mãe de duas crianças com hemofilia grave e vive a angústia de ver seus filhos submetidos ao tratamento...