Drauzio Varella cobra reação do Ministério de Saúde contra Varíola dos Macacos

Publicado:

O doutor Drauzio Varella, conhecido por popularizar informações sobre medicina, cobrou uma reação do Ministério da Saúde no combate contra a Varíola dos Macacos. Segundo o médico, a reação do governo brasileiro contra a doença está sendo “devagar”.

“Veja o que aconteceu no Brasil. A doença chegou em maio, nós já temos mais de 1.000 pessoas infectadas. Nós estamos num surto epidêmico e acho que estamos, pra variar, reagindo devagar”, disse Varella em entrevista à Globonews.

O médico afirmou que o Brasil deve agilizar a disponibilidade de vacinas contra a Varíola humana, que não é produzida no país desde 1980, quando a doença foi considerada erradicada. 

“A varíola dos macacos é igual à humana? Não, não é igual. Mas o vírus é muito parecido. O ministério tem que agir ativamente para conseguir vacinas, as poucas que existem no mundo.”, explicou o médico.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, as primeiras doses do imunizante devem chegar ao Brasil ainda neste ano, em setembro. Sendo que serão distribuídas 20 mil doses no início e depois serão disponibilizadas mais 30 mil no mês de outrubro  (veja mais aqui).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...