A madrugada animada, o vizinho misterioso, o troco de Wagner em Rui e as adesões a Neto

Publicado:

Madrugada animada
A cunhada de um figurão do estado costuma usar e abusar das mordomias públicas. Esperta, não utiliza os carros oficiais do parente. Prefere os veículos alugados com a verba do gabinete. Só que no mundo de hoje, com tudo rastreável, fica fácil comprovar a falcatrua. Mensagens enviadas a essa coluna, inclusive com fotos e vídeos, mostram a cunhada do figurão chegando da balada em carro bancado com dinheiro público, duas da manhã. E ainda manda a estrutura de segurança levar os amigos em casa.
 
4° andar
Moradores de um prédio de luxo da capital estão surpresos com o aparato policial em torno do novo vizinho. Ele ainda não se mudou, pois o apê está em reforma, mas cada vez que visita a obra da futura residência chega acompanhado por um forte esquema de segurança. ?? batedor, viatura, rádio comunicador… Só está faltando mesmo helicóptero. Tudo registrado pelo circuito interno de câmeras do prédio. Se as imagens veem a público???.
 
O Troco
Se engana quem pensa que o mal-estar entre Jaques Wagner e Rui Costa passou. Por trás dos afagos públicos, há uma luta surda. Pessoas próximas aos dois caciques petistas dizem que o Galego não perdoa o antigo pupilo e a relação nunca mais será a mesma. Wagner acha que o poder subiu à cabeça de Rui, algo que ele não engole. O troco virá quando Rui encerrar o mandato. ???E vai ser com juros e correção monetária???, aposta um deputado federal petista.
 
Vice de Neto
E o processo de escolha do vice na chapa de ACM Neto começa a afunilar. Essa semana, o pré-candidato do União Brasil recebeu as pesquisas qualitativas com a análise dos possíveis companheiros de chapa. Ao todo, oito nomes foram avaliados. Até a convenção o martelo estará batido.
 
Jus esperneandi
10 prefeitos por semana. Este tem sido o volume de adesões que ACM Neto tem recebido a sua pré-candidatura. Só de segunda para cá juntaram-se a ele os prefeitos de Barro Preto, João Dourado, Wagner, Cotegipe, Glória, Pojuca e Pedro Alexandre. Antes do domingo mais três adesões serão anunciadas. Todas de partidos da base do governo. Fontes do Palácio de Ondina dão conta que a cada nova adesão, o governador Rui Costa entra em estado colérico.
 
 

a0349b31 bfcb 4271 bcf5 d9340dee2203
Foto: Divulgação

PSD dividido
Embora formalmente permaneça na base governista do estado, o PSD está dividido em relação à disputa pela sucessão no Palácio de Ondina. Parte dos prefeitos e deputados do partido já sinalizou ao senador Otto Alencar (PSD), cacique-mor da legenda, sua insatisfação com a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues e o desejo de apoiar ACM Neto. Alguns prefeitos já avisaram a Otto que pretendem anunciar formalmente a adesão a Neto nas próximas semanas. Outro grupo, com parlamentares e prefeitos, disse que não fará anúncio oficial de apoio a Neto, em respeito a Otto, mas também não vai trabalhar pelo nome do PT.
  
Cenário incerto

A preocupação, analisam pessedistas, não é apenas pelo fato de o pré-candidato a governador não decolar. Embora Otto lidere as pesquisas, com certa folga, há ainda dois pontos que preocupam o senador. O primeiro é a liderança folgada de ACM Neto nas pesquisas, o que acende o alerta para o fato de que, historicamente na Bahia, o governador eleito costuma levar junto o senador da chapa. Já o segundo é ainda o grande número de indecisos na disputa pelo Senado, conforme levantamentos de intenção de votos, percentual que gira em torno dos 30%.
 
Segurança em segundo plano
Apesar da Bahia carregar o título de estado mais violento do Brasil, o governador Rui Costa (PT) vem reduzindo ano após ano os investimentos na área da segurança pública. Em 2021, quando a Bahia foi novamente o estado com mais homicídios do país, com mais de 2 mil casos a mais do que o segundo colocado, o Rio de Janeiro, o governo Rui registrou a maior redução de sua gestão. No ano passado, a Bahia teve apenas 11,06% da receita corrente líquida do estado aplicados na segurança pública, menor percentual registrado no governo de Rui. A título de comparação, em 2016 esse valor foi de 17,34%.
 
Desconfiança petista
A ida de Luiz Caetano para a coordenação da campanha de Jerônimo Rodrigues está longe de ser uma unanimidade na base petista. A principal reclamação é que, como secretário de Relações Institucionais, o ex-prefeito de Camaçari se preocupou mais em fortalecer o nome da esposa, Ivoneide, pré-candidata a deputada federal, do que em solucionar problemas da base, principalmente entre deputados estaduais e federais, que sempre reclamaram da articulação política. Temem que, na coordenação, Caetano intensifique as ofensivas pró-Ivoneide, invadindo especialmente bases de parlamentares do PT.
 
Saúde no alvo
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está com o radar ligado sobre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A Corte realizou uma auditoria sobre a Coordenação de Pagamentos Coletivos (CPC) da pasta e encontrou irregularidades, especialmente em relação à falta de regulamentação, o que dificulta a transparência e o controle das contratações realizadas. Em decisão recente, o TCE determinou que vai continuar fiscalizando e acompanhando a pasta.
 

Leia mais colunas de Alô Alô Política

A coluna Alô Alô Política é publicada às sextas, sempre ao meio dia, nos portais CORREIO e Alô Alô Bahia. Também pode ser conferida através do endereço www.aloalopolitica.com e do Instagram @aloalopolitica 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 1,6 mil pessoas terão casas derrubadas após decisão favorecer primo de Caiado

Mais de 1,6 mil residentes, pertencentes a 400 famílias no entorno do Distrito Federal, enfrentam a angustiante possibilidade de ficarem sem lar na...

“Não nascerá outro Lula”, diz Edinho ao assumir presidência do PT

Em um momento histórico para o Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva tomou posse como presidente, fazendo uma declaração impactante: “Não nascerá outro...